quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Seja um Apressado

É isso mesmo que você leu no título do artigo caro leitor, seja um apressado e muito apressado! Mas sei que deve, quem sabe, estar lembrando daquele ditado popular que diz que “o apressado come cru”. É verdade a conotação deste dito popular, porque denota que a pessoa, não tendo atitude ponderada e bem refletida, age na impulsividade e não reflete o suficiente e de forma madura para poder tomar decisões.

Sabemos no dia a dia de nossas vidas e em meio a correria das horas que sempre parecem nos deixar para trás, que a pressa, vem aí outro ditado, é inimiga da perfeição. Sobre esse ponto de vista até seria possível confabular que Deus não tem pressa para com suas criaturas porque não age na medida e no tempo que queremos. Porém, aqui o buraco é mais embaixo. Como Deus está fora do tempo, já que é eterno, a medida de tempo, que é uma contagem regressiva desde o momento de nosso nascimento, se transforma, sob um olhar sobrenatural que sempre devemos ter sobre nossas vidas, numa constante oportunidade para nos salvarmos e ajudar os outros a se salvarem.

As pessoas reclamam que Deus não age logo em suas vidas, quando querem o bem, mas apontam ele como culpado rapidamente quando as dificuldades aparecem. Exigem uma pressa de Deus mas não fazem esforço nenhum para se apressarem a se corrigirem na vida, tomarem vergonha na cara, se converterem, se confessarem, tomarem o rumo certo e pararem de ficar com a cara no travesseiro e a bunda empinada pro teto, choramingando porque Deus não me atende, o que será que fiz de tão errado para merecer isso. Acorda! É bem o contrário, você não fez nada, não fez a sua parte. Deus espera de cada um, no mínimo o máximo de esforço pois o céu é arrebatado a força e são os violentos que o conquistam (Mateus 11,12).

Jesus chamou um homem a segui-lo e ele apressadamente disse que primeiro precisava enterrar seu pai; um outro respondeu apressadamente que primeiro precisava se despedir dos que estavam em casa. (Lucas 9,59-62) Os fariseus e doutores da lei sempre rodeavam a Jesus e mau o Cristo fazia alguma coisa que eles reprovavam, apressadamente arguiam contra Nosso Senhor e iam contra suas atitudes e ensinamentos.

Não é assim que devemos ser, estes exemplos bíblicos nos servem para mostrar como não devemos ser porque um dos melhores exemplos de como devemos agir apressadamente, além, é claro, o de Jesus, que sempre atendia prontamente a todos que lhe procuravam, é o da Virgem Maria. Depois que o Anjo Gabriel anunciou que ela conceberia pelo Espírito Santo e daria a luz ao salvador da humanidade, também lhe disse que sua parenta Isabel, de idade avançada, já estava grávida e no sexto mês. O que foi que Maria fez? Deu de ombros? Disse para o Anjo Gabriel que tudo bem? Que bom para ela, ela queria tanto um filho? Nada disso: Lucas 1,39-40 – “Naqueles dias, Maria se levantou e foi às PRESSAS às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.” Vejam, ela foi apressadamente em auxílio de Isabel. Assim devemos agir. Mais um exemplo? Vamos lá:

Mateus 2,13-14 – “Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.” Perceberam? José nem esperou amanhecer, acatou a ordem divina e apressadamente, levantou-se durante a noite e seguiu viagem. É assim que devemos agir. Devemos ter pressa de amar a Deus e deixar o caminho da perdição para trás. Devemos ter pressa em nos santificar e ajudar aos outros a se santificarem. Devemos ter pressa. Devemos ter pressa!


fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário