quarta-feira, 18 de abril de 2018

Tem gente que não aprende

Existiu a poucos anos atrás um sacerdote muito popular da comunidade Canção Nova que cativava os fiéis com sua criatividade em ilustrar através de historietas e crônicas os ensinamentos de Jesus. Uma das coisas que era marca registrada do Padre Léo era quando ele chamava as pessoas de “antas”. Vamos recordar, a anta é um animal e quando ele queria ilustrar que uma pessoa agia por impulso (deixando a inteligência e a razão de lado), como um animal, entrava em cena esse título de forma análoga muito bem colocado. Isso não é novidade, porque semelhante uso comparativo se encontra na bíblia.

Tobias 6,16-17 – “O anjo respondeu-lhe: Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder: são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento, e se entregam à sua paixão como o cavalo e o burro, que não têm entendimento: sobre estes o demônio tem poder.”

Como podemos atestar aquele que não faz uso da razão, do pensamento irá acabar mal. Recordando o funcionamento das coisas sabemos que primeiro tudo nasce no coração (Jesus ensinou isso nos evangelhos), depois se instala na mente e, por conseguinte, o corpo executa. Por isso que Jesus disse que onde está nosso coração ali está nosso tesouro. Santo Antonio Maria Claret dizia que quem quer se salvar deve ter Deus no coração, o paraíso na mente e o mundo debaixo de seus pés. Porém, tem gente que não aprende; se faz surdo ao que Deus ensina. Tornam-se viciados de práticas errôneas que a bíblia ensina serem pagas com o salário de morte (Romanos 6,23).

Desta forma seguem em suas vaidades, falando pelas costas das pessoas, promovendo intrigas, mentindo a torto e direito, transformando seu corpo santo em vitrine e objeto de consumo alheio, vivendo as práticas sexuais de forma desregrada, sendo escravas do dinheiro, das futilidades e dos bens materiais e com tudo isso, ainda se pintam como bons samaritanos, socialmente, o que só demonstra o vazio no coração das coisas de Deus e a necessidade de plateia. Vaidoso precisa de plateia.

Pessoas assim, aos montes existem por aí; vez por outra esbarramos em nossa convivência com esse tipo de “gentalha”, como dizia o personagem Kiko do seriado mexicano “Chaves”. E então, o que fazer? Simples, Jesus disse que precisamos rezar por elas e nos garantiu que nossa recompensa nos céus depois que passarmos por situações com esse tipo de pessoa é digna de recompensa (Mateus 5,11-12).

Outrossim, por que o Cristo nos exorta a rezarmos por elas? Elas que nos caluniam, falam mal, pelas costas, seja em que lugar for e pela frente faz pose de pessoa querida, simpática e prestativa? Simples outra vez, Jesus disse que essas pessoas “não sabem o que fazem” e ainda rogou a Deus que as perdoe. Pobres delas, como não descem do salto de suas soberbas e suas vaidades, vivem a falsa liberdade de “ser o tal”. Estão ficando para trás, muito longe da luz do mundo: João 8,12 – “Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”


fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário