terça-feira, 14 de agosto de 2018

Segundo a carne ou segundo o espírito?

Por sete vezes (e isso não é coincidência) pelo livro do Apocalipse Deus nos fala que devemos dar ouvidos ao que o Espírito Santo nos diz, através da igreja. Ademais, este mesmo Espírito nos diz no capítulo quatorze do mesmo livro que “felizes são os homens que morrem no Senhor”. Este Espírito prometido por Jesus ainda em sua passagem por este vale de lágrimas é o mesmo que conduz a Igreja e que dele foi predito que nos recordará tudo que foi ensinado por Jesus e nos ensinará todo o resto. Como vemos, é pela vontade do Pai Eterno que a sua doutrina seja transmitida pelo inspirador da bíblia. Assim se comprova, por exemplo, em Atos dos Apóstolos 1,2 – “desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, (Jesus) foi arrebatado (ao céu)”.

E São Paulo, na carta aos Gálatas faz um bom resumo acerca da escolha que devemos fazer em relação ao modo de vida que queremos praticar:

Gálatas 5,16-25 – “Deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito”.

E para encerrar, vamos dizer assim, a questão, o apóstolo coloca um veredito final nas consequências que a escolha entre um ou outro fará na balança da vida: Gálatas 6,7-9 – “Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos”. E assim, nos fica muito claro que se dermos “trela” a um dos nossos inimigos da alma (diabo, mundo, próprio corpo em sua concupiscência), terminaremos bem distantes do Reino dos Céus.


fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário