segunda-feira, 15 de outubro de 2018

E se a peteca cair?

Caros leitores, na situação em que as dificuldades estão afrontando a vida das pessoas, as provações são muitas e incorrem na possibilidade de promover o desânimo nesta ou naquela situação, para tal, quando se deseja incentivar alguém para que não desanime, não esmoreça e não abandone o que esteja fazendo, entre as expressões corriqueiras do bom português, existe o ditado que diz “não deixe a peteca cair”.

Pois bem, vale um pequeno lembrete para os leitores que talvez não conheçam a expressão peteca. Trata-se de um brinquedo, como o mostrado na figura do artigo, confeccionado de material não agressivo e perigoso ao toque que serve para ser jogado de cá para lá, entre duas ou mais pessoas através do contato deste com a mão. Brincar com a peteca exige certa habilidade e destreza porque a força da gravidade mantém a dificuldade da brincadeira; senão houver certa destreza, coordenação e atenção, a peteca irá cair.

Esclarecida a questão do ditado, vamos refletir na consequência do episódio. Mas, e se a peteca cair? Na brincadeira sabemos o que acontece, mas na analogia feita ao ditado como ficam as coisas? Podendo ainda estender a reflexão: e se cair? E se caiu?

A questão segue a mesma da “vaca que vai para o brejo”, tem que desatolar o animal, do contrário ele irá padecer. Na vida a analogia da peteca segue essa linha. Se a peteca cair é preciso juntar a peteca do chão. Traduzindo para termos cristãos, não deixar a peteca cair é se esforçar para caminhar sob a graça de Deus, se a peteca caiu significa a queda por conta da admissão das tentações em nossas vidas. Juntar a peteca significa, cair em si, arrepender-se, voltar-se para Deus, se confessar com firme propósito de emenda de vida e não mais exercer hábitos que conduzem para as ocasiões de pecado e com isso, retornar para o caminho da graça.

Caiu? Levanta! Caiu de novo? Levanta de novo! Não importa o número de quedas, o que importa é que no final da peregrinação o número de vezes que você levantou seja igual ao número de quedas, mais um. Pelo menos. O que isso significa? Significa que quando Deus te chamar você não estará caído na lama do pecado, estará de pé lutando a batalha que te acompanha até a sepultura.


fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário