quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Eu escolho: arco e flecha

No desenho de animação da Disney chamado “Brave”, traduzido para o Brasil com o título de Valente, vemos a evolução de um relacionamento entre mãe e filha e valores familiares em jogo, aliados à tradição e ao peso que colocam sob os ombros. Em certo momento da história, a fim de dar um “jeitinho” em sua situação, que estava sendo comandada pela mãe, a personagem chamada Merida decidiu intervir em benefício próprio planejando uma interferência nas regras da tradição, justamente colocando em prática sua melhor habilidade.

Sua mão para o casamento seria disputada entre três pretendentes através de uma disputa de tiro ao alvo com arco e flecha. Cada um dos candidatos disparou sua flecha em direção ao alvo; um deles saiu-se melhor, porém, eis que na quebra da tradição, a princesa Merida surge em meio a todos e concluiu a situação disparando três flechas, uma para cada alvo e todas exatamente ao centro deles. O desfecho da situação todos nós conhecemos.

Partindo deste ponto, este artigo embarca na decisão que a personagem tomou para resolver, vamos colocara dessa maneira, uma situação não escolhida por ela e que precisava ser encarada e solucionada. Agarrou-se naquilo que de melhor sabia fazer.

Assim deve se comportar o cristão, muitas adversidades entram em nossas vidas quando menos esperamos; instalam-se sobre nossos ombros e se deixarmos, nos colocam de joelhos, abatidos, humilhados, derrotados, desanimados e incapazes de reunir forças para não sucumbir. Duas coisas podem acontecer aqui: tentamos sozinhos e não conseguimos ou nos colocamos debaixo da graça e ajuda celeste e saímos vitoriosos porque, se Deus é por nós, quem será contra nós?

Sendo assim, precisamos então, escolhermos o que temos de melhor para a batalha, sabemos que não devemos nos lançar em campo sozinhos (João 15,5); Deus nos concedeu Jesus, ele nos deu os sacramentos, nos concedeu Maria Santíssima, ela nos trouxe o rosário, temos a santa missa, os sacramentais, nossos anjos da guarda e toda a milícia celeste.

Então, colocadas as coisas neste prisma, parece ser a melhor saída enfrentarmos o que vem pela frente munidos de nosso arco e flecha.


fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário