As Testemunhas de Jeová acusam os católicos de adorar a Maria, o que segundo eles é condenado em Êxodo 20:3: "Não terás outros deuses diante de minha face". A Igreja em resposta nega a alegação. O ensino oficial Católico sempre foi que a adoração pertence somente a Deus. Nenhuma criatura (incluindo Maria) merece adoração. O Credo de Niceia ensina que "Cremos em um só Deus". A doutrina do politeísmo é repudiada. Maria não é uma deusa. Qualquer católico que coloca Maria no mesmo nível que Deus é culpado de violar o Primeiro Mandamento e de pecar. A próxima acusação levantada pelas Testemunhas é de que os católicos violam Êxodo 20.4: "Não farás para ti ídolo, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra." Novamente eles não entendem a visão da Igreja Católica que categoricamente rejeita a adoração de estátuas ou imagens de Maria, dos santos ou mesmo Cristo como idolatria e superstição. Esses objetos não têm poder nem divindade intrínseca a si próprios. Auxílios visuais em devoção ou entendimento bíblico não servem a outro propósito que não o de chamar a mente os personagens que são lembrados. Qualquer um que atribui divindade a estas imagens ou estátuas é culpado do pecado da idolatria. Então o que os católicos realmente dizem sobre Maria? Dizem que Maria deve ser venerada da mesma maneira que Deus a honrou. Lembre-se que o próprio Deus enviou o anjo Gabriel para anunciar que o Senhor estava com ela e que ela havia sido grandemente abençoada e que Deus havia sido benevolente com ela. (Veja São Lucas 1,28-30) Deus a escolheu para ser a mãe de Seu Filho. As Testemunhas de Jeová deveriam entender que Deus não criou Jesus como humano independentemente e o enviou diretamente a terra. Não, Jesus nasceu da mulher Maria. Maria não é uma simples mulher como as Testemunhas de Jeová admitem. Carregar o Filho de Deus a colocou totalmente em outra categoria. Os católicos também são ensinados a respeitar e estimar Maria por causa de sua fé e obediência. Maria, no verdadeiro sentido da palavra, foi a primeira crente, a primeira Cristã. Em Lucas 1,38 ela respondeu ao anjo que "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." Maria disse "sim" a Deus por começar a carregar a Cristo para o mundo. Se Maria não acreditava no Pai, no Filho e no Espírito Santo, quem acreditaria? (Veja São Lucas 1,31-35). Na mensagem do anjo Gabriel, ela recebeu a Palavra de Deus em seu coração e em seu útero, e deu a Vida (Jesus), para o mundo através do Espírito Santo. Em São Lucas 2,19 e 51 vemos que Maria fielmente ouviu a palavra de Deus e a manteve em seu coração. Bem diferente do que respondeu o incrédulo Zacarias em São Lucas 1,20. O próprio Jesus declarou abençoados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam. (São Marcos 3,35; Lucas 11,27-28). Jesus certamente não estava rebaixando sua mãe nesta passagem, como as Testemunhas de Jeová estão sempre a sugerir. Maria fez o que Deus queria que ela fizesse; ela ouviu a Palavra de Deus, a entesourou em seu coração e a obedeceu. (São Lucas 1,45) Jesus está realmente dizendo a seus ouvintes para imitar a sua mãe porque ela guardou a Palavra de Deus. Jesus também ensinou a necessidade de desprendimento da família pelo amor de Deus. Mas, por colocar a Deus acima de sua família não pretende ser um sinal de desrespeito. O mesmo Jesus também disse: "Honra a teu pai e a tua mãe." (São Mateus 15,4) Através da intercessão de Maria, Jesus realizou o seu primeiro milagre em Caná (João 2,1-11). As palavras de Maria aos servos aplicam-se a nós até hoje: "Fazei o que Ele (Jesus) vos disser". Aliás, ao abordar sua mãe como "mulher, isto compete a nós?" Não significa "isto não é da sua conta", como acreditam as Testemunhas, mas "não se preocupe, tudo vai dar certo". Isto é o que certamente significava para Jesus para que ele imediatamente fizesse o milagre da transformação de água em vinho a pedido de sua Mãe! A utilização da palavra "mulher" na antiguidade num grau mais baixo não implicava em qualquer desrespeito - equivale hoje em dia ao termo "Senhora", muito distante do que as Testemunhas de Jeová gostariam que acreditássemos que a expressão significa. Em vez de sempre tentar desvirtuar o papel de Maria e o devido respeito dela, as Testemunhas de Jeová fariam bem em seguir o exemplo da Igreja Católica, que ao longo de séculos tem cumprido as palavras da própria Virgem Santíssima nas Escrituras: "Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações". "São Lucas 1,48) Por isso que nós lhe chamamos de Virgem Maria Abençoada (São Lucas 1,30-35). Uma vez que Deus foi a primeiro a honrar Maria, por que seria errado para os cristãos a fazer o mesmo? Fonte: adaptado do site veritatis
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