segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Olhe com atenção

Na bíblia encontramos na carta de Pedro que o diabo anda como um leão à espreita de uma presa para dar o bote. Essa presa, quanto mais suscetível for, o será por conta do seu grau de distração. É na distração intencional ou não que cometemos os nossos erros. Pronto, ops, quando vemos, por impulso ou não, fizemos a coisa errada. No entanto, nessa questão paira outro problema; tudo gera resíduo e algumas questões não podem ser desfeitas. Deus perdoa a culpa que o arrependimento de coração solicitou, o “fruto” do erro “precisa” ser reparado. Para isso todos sabemos que a penitência é uma das formas.

É como se diz, é sempre uma questão de escolha. Tantas vezes escolhemos o que queremos e não devemos, porque o que devemos escolher, não queremos. Ninguém gosta de tomar remédio ruim, porém, é bem este que trata e cura as doenças. Ouve-se dizer no dito que o remédio é sempre amargo. Pais que amam filhos sabem que certas medidas são para o bem das crianças; correção na educação, firmeza na transmissão de valores sadios, medidas de autoridade e respeito ajudam, embora crianças, jovens e adolescentes não compreendam profundamente a questão, na construção de um caráter idôneo e mais isento de defeitos perigosos.

Por isso, precisamos do olhar atento, físico e espiritual; a atenção que devemos dar a tudo precisa ser a maior possível. Nós temos o nosso dia a dia e somos muitas vezes culpados pela correria que ele tem, todavia, se assim o é, que os cuidados devidos sejam tomados. Com uma chance (uma vida) para salvar a única alma que temos, não devemos deixar a desatenção se misturar em situações vamos colocar assim, de vida ou morte (salvação ou condenação).

Vejam o exemplo da foto deste artigo. No centro da foto é possível vermos um clipe alojado dentro de uma peça chamada leitor de “blu-ray”. Até aqui tudo bem, porém, para olhares mais atentos, percebe-se que o leitor está inclinado e o clipe não cai, parecendo estar “colado” magneticamente, preso ou encaixado de alguma forma em alguma fresta. Pois bem, a título de ilustração, o clipe realmente está “colado” magneticamente numa peça que tem a função de pressionar o disco contra uma superfície para mantê-lo sempre à mesma distância do leitor ótico e livre de pequenas batidas e solavancos. Como se vê na foto, a solução do problema exigiu a completa abertura do console de videogame até o local do problema.

Em nossa vida real muitas coisas são assim, exigem medidas delicadas, bem pensadas e executadas para que juntas, fé e razão, contribuam para o sucesso da caminhada. Sem fé, a razão corre o risco de relativizar as coisas. Sem a razão a fé pode enfraquecer pelos impulsos. Assim como somos um composto de corpo e alma, fé e razão, vindas como dons de Deus precisam nos manter firmes, atentos, para vermos e enxergamos (compreendermos) as coisas de Deus.


fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário