quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Está resolvendo seguir Jesus?

Lucas 9,23 – (disse Jesus) “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz dia após dia e me siga.” Caros leitores, essa afirmação de Jesus nos traz muitos ensinamentos em relação ao que consiste levar uma vida segundo os desígnios de Deus. Jesus vai logo mandando seu recado de forma bem direta, sem enrolação. Quer segui-lo? Tem que ser todos os dias. A afirmação que ele nos faz está diretamente relacionada com a oração ensinada por ele do “Pai Nosso”.

Por quê? Porque segui-lo significa abrir mão da própria vontade em prol da vontade de Deus! Se não fizermos assim não iremos conseguir caminhar com o Cristo, estaremos inclinados a seguir o salvador apenas quando for conveniente, mais fácil ou houver interesse egoísta. Os desejos pessoais, se não forem egoístas não contribuirão negativamente para a peregrinação, pois serão colocados em segundo plano.

Se o comportamento cristão for esse, sabe-se que este afastamento das verdades reveladas não apontam para o horizonte proposto no evangelho. Isso porque não existe fidelidade da nossa parte para com Deus. A população em geral entende que Deus é fiel, mas alguns não compreendem a fundo que Deus é fiel ao que ele propôs em seu projeto e não para o que nós propomos para ele, sobretudo se nossa proposta não tem nada que coadune com o que Deus quer de nós e para nós.

Neste ponto sentimos na pele se está adiantando seguir Jesus ou não. Como somos filhos de Deus e não escravos, tampouco mimados por ele, o resultado daquilo que vivemos aparece no dia a dia. O ser humano parece ter uma natureza questionadora, sempre inquieto, busca incessantemente os porquês para tudo. Isso tem o lado bom, todavia resvala no perigo do escrúpulo e da indiferença e falta de seriedade em encarar a vida. O diabo quer exatamente isso, que não levemos a vida com seriedade. O mal, já nos ensinam os sacerdotes exorcistas, não existe para ser questionado e sim combatido. Por isso muitos não percebem no aqui e agora a importância de seguir Jesus, ficam agindo como o apóstolo Tomé e querem todos os resultados já. Como alguns frutos nos esperam na eternidade, para aqueles que o seguem, essa falta de percepção faz tudo parecer em vão. Ainda mais quando as dificuldades das mais variadas espécies acometem nossas vidas. Muitos se perguntam numa hora dessas: de que está adiantando seguir Jesus?

É na dor e no sofrimento que a oração tem mais valor. É em pé perante a cruz, quando abrimos mão do que queremos, nos rendendo ao que Deus quer para nós, que encontramos o sentido para tudo. Quanto mais nos debatemos, como peixe fora d’água, mais sofremos por não amarmos a Deus acima de todas as coisas, com todo nosso coração, alma e entendimento. Se ainda estamos nesse ponto, transformamos o ato de segui-lo num verdadeiro fardo para nossas vidas.


Fonte - Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário