terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Você se recorda do dia em que se casou?

Caros leitores, por que não recordarmos o que é assumido em forma de compromisso na presença de tantas testemunhas e principalmente na presença de Deus? O que se vê por aí é que tão logo termina a cerimônia que celebra o sacramento do matrimônio, transformada em evento social, o que ali ficou sacramentado rapidamente cede lugar aos mandatos do mundo, a começar pela festa de casamento. Recordemos então algumas passagens do rito do matrimônio para que seja possível uma breve reflexão a respeito daquilo que se diz e aquilo que se faz. Pedimos tantas coisas para Deus, mas não abrimos nossos corações para aquilo que pedimos e tampouco fazemos aquilo que nos comprometemos. Depois, ainda por cima, culpamos os outros.

Rito do Matrimônio

Padre: Noivos Caríssimos, viestes à casa da Igreja, para que o vosso propósito de contrair Matrimônio seja firmado com o sagrado selo de Deus, perante o ministro da Igreja e na presença da comunidade cristã. Cristo vai abençoar o vosso amor conjugal. Ele, que já vos consagrou pelo santo Batismo, vai agora dotar-vos e fortalecer-vos com a graça especial de um Sacramento para poderdes assumir o dever de mútua e perpétua fidelidade e as demais obrigações do Matrimônio. Diante da Igreja, vou, pois, interrogar-vos sobre as vossas disposições.

Diálogo antes do consentimento

Padre: (…) e (…), viestes aqui para celebrar o vosso Matrimônio. É de vossa vontade e de todo o coração que pretendeis fazê-lo?

/ Noivos: É, sim.

Padre: Vós que seguis o caminho do Matrimônio, estais decididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de toda a vossa vida?

Noivos: Estou, sim.

Padre: Estais dispostos a receber amorosamente os filhos como dom de Deus e a educá-los segundo a lei de Cristo e da sua Igreja?

Noivos: Estou, sim.

Consentimento Matrimonial

Padre: Uma vez que é vosso propósito contrair o santo Matrimônio, uni as mãos direitas e manifestai o vosso consentimento na presença de Deus e da sua Igreja.

Noivo: Eu, (…), recebo-te por minha esposa a ti (…), e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da minha vida.

Noiva: Eu, (…), recebo-te por meu esposo a ti (…), e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da minha vida.

Padre: Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu. Bendigamos ao Senhor.

Todos: Graças a Deus

Benção das Alianças

Padre: Abençoai e santificai, Senhor, o amor dos vossos servos (…) e (…), para que, entregando um ao outro estas alianças em sinal de fidelidade, recordem o seu compromisso de amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém

Noivo: (…) recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

Noiva: (…) recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Benção Nupcial

Padre: Invoquemos irmãos, para estes esposos, a bênção de Deus, para que Ele acompanhe com a sua proteção aqueles que uniu pelo sacramento do Matrimônio. Pai santo, criador do Universo, que formastes o homem e a mulher à Vossa imagem e quisestes abençoar a família por eles formada, humildemente Vos suplicamos por estes Vossos servos que hoje se unem pelo Sacramento do Matrimônio. Desça, Senhor, sobre esta esposa (…) e seu marido (…) a abundância das vossas bênçãos, e a virtude do Espírito Santo inflame os seus corações, para que, no dom recíproco do seu amor, alegrem com seus filhos a família e a Igreja. Eles Vos louvem, Senhor, na alegria e Vos procurem na tristeza; no trabalho sintam a Vossa ajuda e nas dificuldades a Vossa consolação; rezem na Assembleia Cristã e sejam vossas testemunhas no mundo; e depois de uma vida longa e feliz, alcancem, com todos estes seus amigos, a felicidade do Reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos. Amém.

Fonte: ritos da igreja católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário