quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Engolir sapo

O ditado popular atribui à expressão “engolir sapo” uma situação indesejada. Já ouvimos pessoas dizerem que para conseguir isso ou aquilo ou passar por aquele outro, tiveram que engolir muitos sapos.

Dando uma passada pela periferia dessas situações, podemos perceber que isso se constituía num preço a se pagar para se alcançar alguma coisa. Vamos dar um exemplo pequeno para ajudar a reflexão.

No trabalho, trabalho este que você precisa manter para garantir seu sustento e/ou de sua família, respeitando-se os limites, pode acontecer de que alguma situação que caminha em desfavor seu precisa ser atravessada, seja com um colega de trabalho, um chefe imediato, não importa, a situação veio, precisa ser resolvida e superada, ou ainda apenas superada e você termina então por “engolir sapo”, na expressão da gíria popular, que significa dizer, traduzindo para o contexto bíblico: sofrer com paciência as fraquezas do próximo por amor a Deus.

Percebem que, se antes da vontade própria, compreendermos que Deus está no controle, poderemos usar nosso livre arbítrio para sabiamente fazermos escolhas que o agradem? É claro que não devemos ser o capacho de ninguém, como filhos de Deus, temos a nossa dignidade, mas não precisamos sair “metralhando” todo mundo ao velho estilo do Rambo. Agindo assim cultivaremos uma dureza de coração e incapacidade para sermos pacientes na tribulação e perseverantes na oração.

Compreendendo que Deus faz crescer a fé através do exercício da paciência seremos capazes de a cada dia sofrermos na vida por amor a ele.

Ora, Jesus, se quisermos usar a expressão desse artigo, não teve que engolir muitos sapos em sua época? Sofreu calado para fazer a vontade do pai e por amor ao próximo, que diga-se de passagem, somos eu, você e os muitos aos quais a bíblia se refere. Então, para concluirmos podemos pensar que, antes de cairmos na tentação de forçarmos a barra ao nosso favor, podemos lembrar que ao nosso favor, podemos e devemos sim, viver uma vida segundo o espírito, nos esforçando para fazermos em nossas vidas a vontade de Deus.


Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário