quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Teólogos Arrogantes ou Ignorantes?

T odo o esforço que o homem
E mpreende para tentar
O lhar para o divino e compreender o
L ugar das coisas colocadas por Deus
O nde a inteligência humana,
G raças a Deus, limitada, é chamado por
I números sacerdotes que muito
A mam Maria Santíssima, de uma “teologia ignorante” – Padre Faber.

E é isso mesmo, caros leitores, que vocês acabaram de ler. Os grandes sacerdotes marianos apontam para a teologia intitulando-a como uma ferramenta de estudo que tenta e pode afastar o fiel da Virgem Maria. Não se trata de condenação, antes que alguém vá logo ficando ofendido, trata-se de um risco. Não cabe aqui listar nomes de grandes santos que foram sacerdotes e foram devotíssimos de Nossa Senhora; seus nomes estão por aí dentro da história da igreja. No entanto, também é fato, que muitos homens de Deus são escrupulosos e pisam em ovos quando o assunto é amar a Mãe de Deus. Envenenam os fiéis que tendem a ter um comportamento semelhante e que se aproxima de outras denominações religiosas que “enterram o assunto mariano” bem fundo.

As pessoas tratam de anunciar que estão “fazendo” o curso de teologia, mas não tratam de anunciar que são devotas de Maria e que por isso, por amor a Jesus, recitam o Santo Rosário todos os dias, entre outras práticas religiosas que um amor pela Mãe de Deus naturalmente movimenta em seus corações.

Já ouvi dizerem que basta uma Ave-Maria bem rezada que isto é suficiente, ou ainda que durante o dia a pessoa vai recitando as orações da Ave-Maria na medida do possível e assim esmigalha o terço. Também se ouve dizer que muitos fiéis, em seu amor exagerado pela Virgem, praticamente a colocam como a quarta pessoa da Santíssima Trindade. Ouvir coisas assim entristece muito os corações unidos em amor ao Coração Imaculado de Maria.

Este site, que é mariano, não esconde na pessoa do autor, a indignação dos cristãos que encaram Maria Santíssima, a toda cheia de graça, com um cuidado esmerado ao invés de um amor imenso. Afinal, ama-la é aproximar-se de Jesus, pois ela é despojada de tudo e não faz nada além de interceder por cada um e auxiliar na caminhada até o Cristo, rogando por nós agora e na hora de nossa morte. Os santos diziam (entre eles São Boaventura, São Bernardo, São Bernardino de Sena, São Luiz Maria) que enquanto a devoção aos santos é opcional, a devoção à Virgem Maria é necessária. Quanto mais se ama Maria, mais se ama Jesus porque ela é a primeira imitadora dele (1ª Coríntios 11,1) e sabe como nos ajudar a nos configurarmos à maneira esperada pelo Pai.


Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário