quinta-feira, 4 de abril de 2019

Respeito x Egoísmo

Penso que a maioria das pessoas já ouviu dizer que seu direito termina onde começa o direito do outro. Também já ouviu alguma coisa em relação a direitos iguais. Pois bem, neste artigo a intenção é refletir um pouco sobre a batalha entre respeito e egoísmo que acontece na vida das pessoas.

Não é muito difícil de entender que uma pessoa egoísta tem sérias dificuldades em relação ao respeito. Respeitar é reconhecer o próprio lugar. Um filho é educado a obedecer e respeitar os pais. As pessoas são educadas a respeitarem as leis de trânsito. Nas empresas os funcionários são educados a respeitarem as normas e regulamentos da instituição. Somos educados a respeitar os limites do corpo. Na sociedade, de modo geral, somos educados a respeitarmos as regras vigentes.

Como podemos ver respeitar é acatar, aceitar, está relacionado de certa forma ao obedecer. Porém, precisamos compreender, que o respeito não deve afetar nossos valores. Isso se sustenta no exemplo de Jesus. Não há registro de que ele era mal-educado ou egoísta. Como judeu ele seguia os preceitos, todos se recordam que ele comemorou a páscoa judaica. Todavia, como atestamos nos evangelhos, ele dava ouvido a todos, ouvia cada um, tratava a todos com respeito, no entanto, demonstrava que o respeito tem limites. Ele escutava a cada um, ouvia o ponto de vista, indagações e as mais variadas explanações, mas ficava do lado da verdade.

Quem respeita sabe ouvir e acata o ponto de vista do outro, avalia a veracidade dos fatos e faz sua escolha. O egoísta não quer nem saber, tudo precisa ser em seu benefício, são pessoas que enfrentam grandes dificuldades na vida material e espiritual. Respeita as leis que são benéficas para si, as que exigem algum comprometimento e mudança de atitude rejeita, essa são para os outros.

Percebe-se no mundo um aumento na tensão e no stress de forma generalizada. São nervos à flor da pele e um esgotamento da paciência, cordialidade, gentileza, boas maneiras e tolerância. Umas das obras espirituais ensinadas na bíblia é “suportar as fraquezas do próximo por amor a Deus”.

Quem consegue? Embora seja necessário todos sabem que é muito difícil. A paciência é testada e provada a todo o instante. E para encerrarmos o artigo ilustramos com uma pequena passagem da carta de São Tiago:

Tiago 1,2-4 – “Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma”.


Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário