quinta-feira, 30 de maio de 2019

Tenha caridade

O amor fraterno nos leva à caridade, nos recorda a sagrada escritura. Em Hebreus 6,10 lemos que “Deus não é injusto e não esquecerá vossas obras e a caridade que mostrastes por amor de seu nome”. São Pedro (1ª Pedro 4,8) vai nos dizer que “antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados”, citando uma passagem do livro dos Provérbios. São Paulo vai ainda nos falar que devemos levar uma vida digna “com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade”.

Não tenhas preguiça de visitar um doente, pois é assim que te firmarás na caridade, ou seja, o livro do Eclesiástico nos ensina que a caridade deve ser exercitada. Não sabes como exercita-la? Outro ensinamento do mesmo livro diz que “em Deus se encontram a sabedoria, o conhecimento e a ciência da lei; nele residem a caridade e as boas obras”.

Como estamos a perceber, a caridade brota do amor verdadeiro, aquele que jorra do peito aberto de Jesus. O amar o próximo por causa de Deus, por causa daquilo que Deus faz de bom em nossas vidas. É fácil nos aproximarmos de quem está limpo, com saúde e com a aparência bem asseada, porém, do malcheiroso, do doente, da pessoa que socialmente está censurada por algum preconceito racial, bullying ou alguma forma de descriminação vexatória já é bem diferente.

Mas não nos assustemos, Jesus fazia e ainda faz a mesma coisa. Ele era criticado porque andava e jantava com pecadores; ele respondia que veio como o médico vem para os doentes e não para os sãos. Ainda nos lembra que é feita mais festa no céu por um pecador que se converte do que cem justos.

Atos 20,35 vai nos lembrar que existe mais alegria em dar do que em receber e em Filipenses 2,4 lemos que devemos ter em vista os interesses dos outros. Não podemos ser egoístas e desejar o céu para nós e somente aqueles que amamos. Jesus no sermão da montanha nos alertou que essa atitude isolada não merece recompensa, precisa brotar do primeiro mandamento da lei de Deus.


Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário