terça-feira, 9 de julho de 2019

Cheio de problemas? Seja bem-vindo.

Mulher só dá dor de cabeça, filhos só incomodam e dão despesas, casamentos tiram a liberdade, religiões só trazem obrigações, vizinhos só incomodam, no trabalho só os outros levam a melhor. As doenças sazonais sempre nos acossam, o frio extremo, as chuvas, muito calor, os insetos, o trânsito sempre intransitável, as desavenças com as pessoas, a falta de oportunidades profissionais, o baixo salário e condições de vida difíceis. Passa por tudo isso? Ou passa por muito disso? E ainda passa por outras coisas não descritas aqui? Pois é, não és o único.

O problema é que isso tudo não é problema, tudo isso vem em nosso socorro. É exatamente isso que acontece embora muitos possam se perguntar e muitas vezes se perguntam: o que eu fiz para merecer tudo isso? Provavelmente é o que você não fez que está influenciando os seus pesares. Em verdade é preciso abraçar a cruz de cada dia se quisermos parar de padecer. O padecimento acontece na medida das contrariedades. A dificuldade está aí, em não ceder para a verdade que liberta, mas é exigente.

Tobias 12,8-13 – “Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos, porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna; aqueles, porém, que praticam a injustiça e o pecado são os seus próprios inimigos. Vou descobrir-vos a verdade, sem nada vos ocultar. Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor. Mas porque eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse.

Ou seja, como lemos no parágrafo acima: aqueles que Deus ama ele dá a oportunidade da santificação também pelos sofrimentos.

Romanos 8,28 – “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”. Como vemos, caro leitor, verdade nua e crua, se amamos a Deus em resposta à sua iniciativa de amor por nós, então as dificuldades, sofrimentos, tribulações e demais adversidades irão fazer parte de nossas vidas. Aqueles que rejeitam a verdade escolhem os prazeres do mundo, batem cabeça pela vida, não entendem que os porquês da vida estão ligados com nossas condutas, afastam-se de Deus e da sua igreja (Mateus 16,18) e caminham na corda bamba por sobre o perigo da danação eterna. No fundo, é preciso acordar e enxergar a vida com um olhar sobrenatural que vê, como disse o anjo Rafael a Tobit e Tobias, o dedo de Deus em tudo e sua mão conduzindo a caminhada de seus filhos que escolhem viver sob os seus desígnios divinos.


Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário