quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Busque a luz

Disse Jesus em João 8,12 – “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. E em João 12,46 – “Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas”. Essas, caros leitores, são belas e estimuladoras palavras ditas pelo Ressuscitado. É muito confortante saber que basta acreditar nele e segui-lo para que as coisas caminhem em nossas vidas da melhor forma possível.

No entanto, a prática é bem diferente da teoria: Lucas 9,23 – “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me”. E para tornar a coisa mais séria ainda lemos em Mateus 10,38 – “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”. E para completar a reflexão terminamos com essa exortação do Cristo que encontramos em Lucas 9,62 – “Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus”.

É pessoal, já estamos percebendo que existem etapas e situações bem distintas. Uma coisa é querer a luz, outra coisa é busca-la e outra é permanecer nela. A luz de nossas vidas, que sabemos ser Jesus, pode transformar-nos em pessoas melhores, pode aumentar nosso grau de santidade, nossa resistência contra o mal. Experimente andar de mãos dadas com Jesus e Maria Santíssima pela trajetória de sua vida para você ver se te acontece de ir para o inferno? Imagine você de mãos dadas com os dois, assim que teu olhar, por acaso te oferecer uma tentação e você tentar aproximar-se dela certamente será puxado de volta pelos dois, que estarão fortemente apertando suas mãos.

Não há como o mal triunfar em sua vida se ela estiver toda entregue a Jesus. O que, no entanto, não se pode confundir é mal contrário de bem, com o mau contrário de bom. Deus sabe que é bom o mau que sofremos permitido por ele para que cresçamos em estatura de graça e santidade. Ele sabe que o mal que sofrermos nos privará do bem; por isso pedimos na oração que Jesus nos ensinou para que não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos (atenção) do MAL.

A vida é difícil para todos conforme o grau que Deus dispõe para cada um. Cada um com sua especificidade e particularidade tem o seu fardo. Porém, não há injustiça alguma embora o demônio queira que acreditemos que há. Vejamos apenas um porquê? Simples, Jesus disse para todos em Mateus 11,28-30: “Vinde a mim, vós TODOS que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve”.

Opa, perceberam? A mensagem dele destina-se a todos. Injustiça seria se alguns não tivessem acesso aos seus cuidados, bênçãos, graças e misericórdias. Então, ao invés de resmungarmos por causa da vida que levamos devíamos resmungar por causa do corpo mole que fazemos quando insistimos em vive-la do nosso jeito, um jeito que às vezes é longe da luz.


Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário