segunda-feira, 9 de março de 2020

A trajetória de todos

Lemos nas escrituras que todos somos predestinados para a santidade. Neste início, meio e fim de nossas vidas, a certeza de morte e da cruz para carregarmos todos os dias, não podemos cair na tentação de achar que alguém possui um caminhar mais facilitado por Deus do que o seu próprio. Pensar assim é afirmar que Deus é parcial e injusto.

Por mais que possa parecer que alguém leve vida melhor que a nossa e com menores sofrimentos ainda assim nunca teremos condições de confirmar ou afirmar que as coisas de fato sejam dessa forma. Nosso julgamento sempre será humano, não dispomos da sabedoria divina. Deus disse nas escrituras que todos serão julgados conforme os critérios dele e não o critério dos homens.

A condição de uma vida ser única para cada um não permite que a mesma medida de sofrimento seja aplicada por Deus para todos. Existem sim, todos podemos comprovar, os cuidados genéricos e as correções genéricas, porém, as particularidades que a cada um estão destinadas cabem a Deus concede-las. Lemos nas cartas apostólicas que o Espírito Santo distribui os dons conforme quer a cada um, mas para promover o bem comum.

Dessa forma podemos discernir que todos sem exceção começam suas vidas no pé da montanha e todos terão que subi-la para se chegar ao céu. Este é o caminho do senhor que todos devem percorrer, não um caminho qualquer, um caminho opcional ou um caminho alternativo.

Pois, Eclesiástico 3,28-29 – “O coração de caminhos tortuosos não triunfará, e a alma corrompida neles achará ocasião de queda. O coração perverso ficará acabrunhado de tristeza, e o pecador ajuntará pecado sobre pecado.” Portanto, Eclesiástico 6,27-29 – “Vem a ela (a sabedoria divina) com todo o teu coração. Guarda seus caminhos com todas as tuas forças. Segue-lhe os passos e ela se dará a conhecer; quando a tiveres abraçado, não a deixes. Pois acharás finalmente nela o teu repouso. E ela transformar-se-á para ti em um motivo de alegria.


Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário