terça-feira, 17 de março de 2020

Que saudade da catequese

Em tempos atuais, muita coisa mudou e inclusive a catequese. Em nossas paróquias praticamente não existem mais “os repetentes” em nossos centros catequéticos. No entanto, a consequência é a ignorância se esparramando pelos bancos de nossas igrejas. Na missa, muitos mais parecem marionetes; mesmo que sempre estejam na missa parece que nunca sabem o que acontece. Se outro padre está a presidir os participantes já se sentem perdidos. É hora de sentar? Hora de levantar? Fazem tudo que é mandado pelo tiranete que transforma o presbitério em palco. Não conhecem as coisas.

E os mandamentos? Será que sabem? Bom, isso é fácil de resolver: uma pesquisada no Google resolve a questão rapidamente! Afinal, os smartphones sempre vão à missa, fazer o que eu não sei (até sei), mas deixemos esse que é outra história de lado. O fato é que a questão é preocupante, pois, ninguém vive aquilo que não conhece, ninguém dá o que não tem e quem não vive o que crê, termina crendo o que vive.

Ademais, hoje, infelizmente a questão de colocarmos as crianças apenas para decorar mandamentos não é mais um meio unicamente eficaz. Pois ao lado destas tábuas da lei que Deus nos entregou por Moisés, atualmente existem tantas outras “tábuas” ditando e prescrevendo muitos outros mandamentos. Antigamente essa “concorrência” contra a lei de Deus ficava por conta da televisão; não mais, a internet tem maior poder de alcance e mais ferramentas capazes de disseminar com maior eficiência as ofertas do mundo.

Tiago 4,4 – “quem se faz amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Romanos 12,2 – “Não vos conformeis com esse mundo.” O resultado de tudo isso é que, dia após dia, alimentando-se dessa podridão que existe em todo e qualquer tipo de música, todo e qualquer tipo de série ou filme e acessando toda e qualquer “coisa” que se veja pela frente na internet, pouco a pouco, sem perceber, o sujeito vai conformando-se e moldando-se as coisas do mundo, bem ao contrário da exortação bíblica. Cabem aqui parênteses: existe conteúdo sadio na internet, nem ela está isenta da histórica batalha do bem contra o mal.

E como lemos que “o mundo jaz no maligno” já podemos atestar por aí afora no que as pessoas estão se assemelhando. Se não houver um retorno aos mandamentos para que deixemos de nos conformar com o mundo e passemos a imitar Jesus Cristo (1ª Coríntios 11,1 – Efésios 5,1), caminho, verdade e vida, nenhum outro sistema moral – feito por homens falhos – será capaz de nos retirar da profundeza em que nos metemos, pois isso é muito pouco, já que nos atolamos tão fundo em nossos pecados e precisamos de muito mais força e perseverança para subir e retornar ao caminho do Cristo. As leis humanas jamais irão superar as leis divinas.


Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário