quinta-feira, 16 de abril de 2020

Os mascarados de hoje em dia

A palavra hipócrita em sua origem quer dizer personagem, máscara. Jesus ao usá-la contra os fariseus ilustra o modo falso como agiam, pois falavam uma coisa e faziam outra; dizia a respeito deles que eram como sepulcros caiados, de aparência por fora, mas por dentro... E quantas vezes ensinando as verdades do evangelho ouvimos o Cristo sobre os fariseus pronunciar os seus “ais”.

Já dizia o ditado popular que “quem vê cara, não vê coração”. As feições do rosto podem enganar facilmente os olhares mais atentos. Se não fosse isso verdade, as pessoas não cairiam nos chamados golpes, onde a boa fala e a boa cara iludem a muitos. No entanto a questão não é novidade.

Mateus 24,24 – “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos.” Como vemos Jesus já nos preveniu há muito tempo sobre essa realidade das falsidades que tanto podem prejudicar a salvação das almas. Hoje em dia, vemos pessoas andando pelas ruas com as máscaras por causa da pandemia e não sabemos o real motivo de cada um, só podemos supor.

Imaginamos que a pessoa está se protegendo para não contrair o vírus ou está evitando que os outros contraiam, porque teme ter contraído, estar no período de incubação dele e ainda não manifestar os sintomas, ou quem sabe estar com uma suspeita por conta de algum sintoma já aparente. Seja como for, alguma ideia mais apurada podemos ter se conversarmos com quem estiver usando máscara. Então tudo se esclarece.

Todavia, as máscaras as quais se referia Jesus são mais difíceis de serem descobertas. Pior ainda são as malignas, terrivelmente eficientes na arte de enganar a muitos. O diabo se disfarça de bonzinho e injustiçado e vende um prato saboroso desmerecendo o “pão vivo que desceu dos céus”. A cada um de nós sempre existe o ensinamento de Jesus que nos manda vigiar e ser sóbrios, pois as ciladas e tentações de Satanás e seus demônios nos rodeiam pelo caminho da porta estreita.


Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário