Eclesiástico 6,27-31 – “Vem a ela com todo o teu coração. Guarda seus caminhos com todas as tuas forças. Segue-lhe os passos e ela se dará a conhecer; quando a tiveres abraçado, não a deixes. Pois acharás finalmente nela o teu repouso. E ela transformar-se-á para ti em um motivo de alegria. Seus grilhões ser-te-ão uma proteção, um firme apoio; suas correntes te serão um adorno glorioso; pois nela (na sabedoria) há uma beleza que dá vida, e seus liames são ligaduras que curam.”
Eis aí uma grande beleza, como vimos no livro do Eclesiástico; o que nos leva a aprender que o belo existe no que não é aparente aos olhos. Pois a beleza externa, essa pode ser manipulada pelo maligno, como atesta o mesmo livro, vejamos:
Eclesiástico 9,5-11 – “Não detenhas o olhar sobre uma jovem, para que a sua beleza não venha a causar tua ruína. Nunca te entregues às prostitutas, para que não te percas com os teus haveres. Não lances os olhos daqui e dali pelas ruas da cidade, não vagueies pelos caminhos. Desvia os olhos da mulher elegante, não fites com insistência uma beleza desconhecida. Muitos pereceram por causa da beleza feminina, e por causa dela inflama-se o fogo do desejo. Toda mulher que se entrega à devassidão é como o esterco que se pisa na estrada. Muitos, por haveres admirado uma beleza desconhecida, foram condenados, pois a conversa dela queima como fogo.”
Todavia, o belo externo, contém também as graças divinas, olhemos:
Eclesiástico 26, 19-22 – “A mulher santa e honesta é uma graça inestimável; não há peso para pesar o valor de uma alma casta. Assim como o sol que se levanta nas alturas de Deus, assim é a beleza de uma mulher honrada, ornamento de sua casa. Como a lâmpada que brilha no candelabro sagrado, assim é a beleza do rosto na idade madura.”
Então devemos buscar a assistência do Espírito Santo e seus dons para compreendermos as belezas do mundo e nos relacionarmos adequadamente com todas elas. Isso é trabalhoso, o inimigo quer a confusão, dificulta nossa caminhada, mas lembremos: “é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.”
Fonte: Jefferson Roger
Nenhum comentário:
Postar um comentário