Um olhar mais atento para as coisas espirituais de nossa realidade sempre irá mostrar que muita coisa está relacionada e, conhecendo aqui, pode se reconhecer o ali e o acolá. Vamos dar uma passadinha pelas ligações e mensagens de Nossa Senhora de Fátima e nos encantarmos com o cuidado materno que ela tem por seus amados.
No dia 13 de outubro de 1917, dia da última aparição, segundo a Irmã Lucia de Fátima, Nossa Senhora portava em sua mão direita o escapulário marrom. Segundo a religiosa, a Virgem de Fátima não pronunciou explicitamente um pedido ao uso do escapulário, porém, nessa última aparição estava vestida como Nossa Senhora do Carmo. Para relembrarmos, este sacramental da igreja, entregue por Maria a São Simão Stock, tem sua origem no hábito que os monges carmelitas usavam no século XIII e XIV no monte Carmelo em Israel. Uma peça marrom como uma espécie de manta que caía sobre os ombros e se estendia pelo peito e pelas costas. O escapulário como conhecemos é uma espécie de miniatura da veste grande dos monges. Dois paninhos de cor marrom unidos por cordões.
Os monges inspiraram a ideia desse manto à vestimenta usada pelo profeta Elias do Antigo Testamento. Em passagem bíblica o vemos desafiar os cananeus que adoravam o deus Baal. Qual deus queimaria com fogo a oferenda colocada a frente de cerca de 450 pessoas, sacerdotes de Baal. Invocaram a Baal e “nada” (só podia), claro que quando Elias invocou o nosso Deus todo poderoso um fogo vindo do céu queimou a oferenda. Esse episódio aconteceu aonde? Adivinharam: no monte Carmelo.
Ademais, podemos ainda acrescentar que, no dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, também foi o dia em que a Virgem Maria apareceu pela última vez a Santa Bernadete.
Para encerrar, uma última nota. Como se sabe o culto a Baal exigia a idolatria, orgias com prostitutas nos templos e sacrifícios de crianças como forma de oferenda. Notaram a semelhança com os falsos profetas da modernidade? Assim como Elias combateu os profetas de Baal, hoje em dia combatemos de igual maneira as mesmas coisas. A idolatria pelo poder, dinheiro, materialismo e prazeres. A sexualidade desregrada e apartada de Deus e os sacrifícios de crianças que agora estão sendo legitimados pelo mundo com o nome de aborto. Não parece que Baal e seu culto estão bem vivos na cultura ocidental? Pois é...
Portanto, vamos nos unir aos corações santíssimos de Jesus e de Maria e suplicar a intercessão da Virgem de Fátima, para que ela nos conduza ao seu filho, nos cubra com seu manto e nos ajude a configurarmos o nosso agir de modo que seja agradável a Deus.
Fonte: Jefferson Roger
Nenhum comentário:
Postar um comentário