Pessoal! Todo mundo sabe que a missa pertence a Nosso Senhor Jesus Cristo. O sacerdote deve desaparecer para que o Cristo apareça; assim tanto faz participar de uma missa do padre “X” ou do padre “Y”, porque o foco de atenção está nas finalidades e efeitos que a missa possui.
Cân. 214 — Os fiéis têm o direito de prestar culto a Deus segundo as prescrições do rito próprio aprovado pelos legítimos Pastores da Igreja, e de seguir uma forma própria de vida espiritual, consentânea com a doutrina da Igreja. (Código de Direito Canônico)
Ou seja, a missa correspondente a essa realidade prevista nos documentos da igreja, está normatizada no Missal Romano e sua instrução geral. Só para começo de conversa, pois outros documentos do magistério apontam na mesma direção. Lá, no Missal Romano, as rubricas dizem o que o padre deve ler e o que ele deve fazer; nem poderia ser diferente e isso não é uma atitude da igreja para engessar os padres, é justamente para que a missa seja celebrada da mesma maneira por todos os sacerdotes. Vale repetir, a missa não é do padre, ele está a serviço de Jesus. O que foge disso é abuso litúrgico, personalizações dos padres, mundanizações, profanações, modernizações e dessacralizações.
Padre e/ou seus seguidores que defendem o contrário colocam-se na fila da esquerda explicada por Jesus nos evangelhos. Ademais, o próprio Cristo disse que quem não está com ele (alinhado com a reta ortodoxia doutrinal católica) está contra ele. Palavras do Nosso Salvador encontradas nos evangelhos.
O problema acontece, porém, em efeito cascata. Os organizadores da missa fazem e o padre deixa, o padre faz e o bispo deixa e fica tudo nisso mesmo. A comunidade pensa, se fazem isso na missa deve ser certo, afinal, ele é padre, ele é catequista, ela é responsável pela liturgia, eles são responsáveis pelo canto e assim vai.
Dessa forma, o acontecimento que une o céu a terra, o sagrado momento da santa missa se transforma em algo que, no mínimo, se puder ser chamado de missa, não poderá mais ser chamado de santa. E como se diz nas sagradas escrituras, o povo vai se perdendo por falta de conhecimento. Ainda bem que Jesus disse que a quem muito foi dado, muito será cobrado e está escrito na bíblia que nada irá passar sem julgamento segundo os critérios de Deus. Graças a Deus. Acordem sacerdotes! Se querem aparecer deixem a batina, virem artistas, ou arrependam-se e convertam-se, ou acham que só os fiéis precisam de conversão?
Obs - Bento XVI - "Quem bate palma na santa missa aplaude os algozes de Cristo".
Fonte: Jefferson Roger
Nenhum comentário:
Postar um comentário