sábado, 9 de maio de 2020

Santa Missa ou show particular




Bom, santa missa quem celebra é um pastor de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a missão dada pelo ressuscitado a São Pedro de apascentar as suas ovelhas. As ovelhas do Senhor, que morreu na cruz pelos nossos pecados.

Show é bem diferente, trata-se de uma apresentação na qual o maior interessado não tem intenção de desaparecer em beneficio de outrem, pois, ao contrário, é de seu maior interesse se promover, ter muitos seguidores, ser popular, estar em evidência, fazendo para esse intento o que for preciso: dançar, cantar, tocar instrumentos, exacerbar os falares e por aí vai.

São realidades diferentes, uma realidade é sagrada, a outra é mundana. No acontecimento sagrado não existem elementos do mundo, assim como o contrário acontece também.

Vamos recordar: Jesus disse que “a casa de meu pai é um lugar de oração”. Não é um lugar para cantorias profanas, ritmos e melodias mundanas, danças durante a celebração, agitos de braço, fechar os olhos, colocar mãos no peito e repetir como papagaio o que o padre tiranete manda falar. É uma babilônia só certas missas. Tem padre que manda os fieis recitarem orações próprias do sacerdote, padres que fazem piadinhas, padres que parecem pastores evangélicos pedindo a todo instante que o povo responda ao seu amém Jesus. Enfim, a lista de abusos litúrgicos e personalizações é longa, sei que todo mundo já passou por isso.

O agravante como, já exposto em outros locais neste site, é o fato de que o povo, por falta de conhecimento, fica perdido com as atitudes tomadas pelos administradores paroquiais – não dos donos da igreja – chamados párocos. Por todo o Brasil acompanhamos os testemunhados dos paroquianos. Os que agem assim estão mais para tiranetes que adoram estar em evidência e ditar regras, acoando e coagindo pessoas. Tanto é verdade que as pessoas buscam esclarecimentos para sanar dúvidas sobre a má e errônea conduta desses padres. Os católicos, à esse respeito precisam se posicionar. Dessa forma saberíamos se os bispos são coniventes com os abusos e discrepâncias doutrinais, canônicas e litúrgicas que acontecem pelas paróquias do país afora. No entanto já existe uma sinalização do presidente da CNBB nesse sentido, para que os padres tomem atenção aos ritos sagrados devidamente ordenados pela liturgia da Igreja.

Que os corações santíssimos de Jesus e Maria tragam para o bem dos filhos de Deus as soluções necessárias para o rebanho do Senhor. Jesus, olhe por seu povo, nós vos pedimos.

Vídeo relacionado ao tema:


Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário