terça-feira, 26 de maio de 2020

Terror não só dos demônios



Terror também para os não católicos que atacam a religião cristã que pratica os chamados cultos de dulia (a devoção aos santos) e hiperdulia (a devoção a Nossa Senhora). A tecla batida é sempre a mesma. Os católicos praticam a idolatria, os católicos são idólatras, na bíblia diz que não se deve adorar imagens e isso e aquilo e a lista dos acusadores sempre está na ponta da língua.

Quando alguns deixam as fileiras católicas e se bandeiam para outras denominações religiosas fatalmente como regra de ingresso, precisam se desfazer de imagens, objetos religiosos, quadros, tudo sob a alegação da idolatria. Nem imagens de Jesus ou quadros dele escapam. A conversa na maioria das vezes é só Deus e o antigo testamento. Quando muito eles colocam numa parede um salmo emoldurado, e olhe lá.

Pois bem, o assunto sempre será polêmico, até o fim dos tempos pelo que parece. Pela internet o bom combate sobre esse tema é motivo de muitas farpas no meio do povo. E haja briga... É a velha história que dizem: onde está na bíblia. Bom, está lá sim, o mandato de Deus para se fazer imagens para culto. Estranho os não católicos deixarem de lado essa parte já que alegam seguirem a bíblia. Vejamos a questão:

No próprio livro do Êxodo está a proibição em relação às imagens para adoração dos falsos deuses, os chamados ídolos. Todo não católico aprende muito bem essa parte. No entanto, no mesmo livro, quando o próprio Deus ordena, em detalhes, a confecção da Arca da Aliança, o objeto sagrado por meio do qual o SENHOR se manifestaria ao povo, como é que fica a história?

Êxodo 25,19-22 – "Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.(...). Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro. E porás o propiciatório em cima da Arca (...). E ali virei a ti; e de cima do propiciatório, do meio dos querubins falarei contigo a respeito de todas as ordens aos filhos de Israel."

Êxodo 36,2;37,7-9 – “Então Moisés chamou Bezaleel e Aoliabe, e a todo homem hábil em cujo coração Deus tinha posto sabedoria, todo aquele cujo coração o moveu a se chegar à obra para fazê-la; e fizeram dois querubins de ouro; de ouro batido nas duas extremidades do propiciatório...”

Ora, bastaria a leitura desses dois trechos para se derrubar completamente a teoria de que Deus condena o uso de qualquer tipo de imagem no culto: se Deus mesmo ordena que façam imagens de anjos sobre a sua Arca, para do meio delas se manifestar, como poderia Ele condená-las? Se cremos na Bíblia, não podemos observar uma parte e ignorar as outras, mas sim analisá-la por inteiro, com discernimento e bom senso, e tudo dentro do seu devido contexto. É claro que as imagens condenadas são as imagens dos falsos deuses, e não toda e qualquer imagem, ao contrário; a Bíblia, já no Antigo Testamento, defende o uso das imagens no culto; e não só no livro do Êxodo. Há muitas afirmações em diversos outros livros. Outro exemplo:

 

Números 21,7-9 – "O povo veio a Moisés e disse: ‘Pecamos, pois temos falado contra o Senhor e contra ti. Pede por nós ao Senhor’. Moisés, pois, orou pelo povo. Então disse o Senhor a Moisés: ‘Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e todo que olhar para ela viverá’.”

Mais uma vez, é Deus mesmo que ordena que se faça uma imagem, e para uso cultual. Através desta imagem, Deus opera a cura no povo! Alguém que estude a Bíblia seriamente poderia dizer que ela condena o uso de toda e qualquer imagem? A reflexão já se faz entender, é sempre bom compreendermos os porquês das práticas religiosas. É evidente que, infelizmente, a baixa formação e formação no estilo Buffet e supermercado dos fieis terminam por promover atitudes que não se alinham com a reta ortodoxia católica. Isso é uma das engrenagens que movimentam a polêmica.

Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário