sábado, 27 de junho de 2020

A humilde submissão



Não te importes muito de saber quem seja por ti ou contra ti; mas trata e procura que Deus seja contigo em tudo que fizeres. Tem boa consciência e Deus te defenderá, pois a quem Deus ajuda não há maldade que o possa prejudicar. Se souberes calar e sofrer, verás, sem dúvida, o socorro do Senhor. Ele sabe o tempo e o modo de te livrar, portanto, entrega-te todo a ele. A Deus pertence aliviar-nos e tirar-nos de toda a confusão. Às vezes é muito útil, para melhor conservarmos a humildade, que os outros saibam os nossos defeitos e no-los repreendam.

Quando o homem se humilha por seus defeitos aplaca facilmente os outros e satisfaz os que estão irados contra ele. Ao humilde Deus protege e salva, ao humilde ama e consola, ao humilde ele se inclina, dá-lhe abundantes graças e depois do abatimento o levanta a grande honra. Ao humilde revela seus segredos e com doçura a si o atrai e convida. O humilde, ao sofrer afrontas, conserva sua paz, porque confia em Deus e não no mundo. Não julgues ter feito progresso algum, enquanto não te reconheças inferior a todos.

Ser submisso e completamente dependente de Deus é nosso primeiro e melhor destino, todo o resto é desperdício de material. Se a natureza divinamente criada pelo livre arbítrio foi adulterada pelo aceite à tentação, o remédio existe, é amargo, mas existe: ele vem de Deus. Quem se humilhar será exaltado, quem passar por cima do seu orgulho próprio, se ele for egoísta receberá a coroa da glória eterna. Quem renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz dia após dia e seguir Jesus, terá a vida eterna.

O preço para se salvar não é barato, o preço para se condenar não existe ou, dependendo do ponto de vista e o lado que escolhemos, o preço para se salvar não existe, mas o preço para se condenar é altíssimo. A importância que damos para aquilo que escolhemos viver irá determinar quanto estamos dispostos a aceitar a providência divina em nossas vidas, ou não.

Fonte: adaptado pelo autor do site do livro “Imitação de Cristo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário