quarta-feira, 17 de junho de 2020

Caminhar é preciso



Todo cristão que se preze e se preocupa com a salvação de sua alma, das almas daqueles que ama e, se almeja um alto grau de santidade, a salvação dos pobres pecadores, sabe que isso tudo é uma questão de se caminhar. Jesus nos apresenta uma comparação entre os caminhos que podemos escolher, fala do que leva à perdição e do que leva para o céu. E não enrola nem um pouco, vai logo esclarecendo que um é descida e o outro é subida. E convenhamos: que subida!

Subir nunca é fácil, mas ao final desta subida a recompensa é certa. Façamos uma pequena analogia; pensemos numa pessoa que está a escalar uma montanha. Conforme o grau de desafio isso pode levar horas, dias, semanas ou quem sabe até mais de um mês. No entanto, ao se chegar ao pico da escalada contempla-se uma vista maravilhosa. Com certeza para os que chegaram ao final da subida podem atestar que valeu todo o esforço.

E por que seria diferente quando estamos a falar da subida do céu, do caminhar pela estrada única (pois não existe atalho ou alternativa para o paraíso), um caminhar que nos garante a glória e felicidade eternas? Nem devia haver comparação, ainda que vivêssemos uma vida de sofrimentos, não é possível compara-la a uma eternidade de alegrias junto de Deus. Sofrer por uma vida se isso nos conduz ao céu? Por que não? Poderia ser diferente não é mesmo, ah como seria melhor poder chegar ao paraíso sem passar por tribulações aqui na terra. Pois é, seria... Mas não é e nem nunca vai ser.

Então o negócio é colocar a mochila nas costas, segurar firme a cruz de cada dia e caminhar com ela até o destino final. Lemos na bíblia que Deus corrige e castiga aqueles que ama. Isso não deve ser má notícia porque é melhor recebermos a correção fraterna aqui em vida, para tomarmos vergonha em nossas caras, do que ao invés dela recebermos o castigo da danação. Tudo por conta de uma vida que foi escolhida viver sem Deus fazendo parte dela.

Postas as coisas como são da parte do Altíssimo, com a liberdade que nos concede, podemos fazer nossa escolha.

Eclesiástico 2,6 – “Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice.”

Eclesiástico 4,23-26 – “Meu filho, aproveita-te do tempo, evita o mal; para o bem de tua alma, não te envergonhes de dizer a verdade, pois há uma vergonha que conduz ao pecado, e uma vergonha que atrai glória da graça. Em teu próprio prejuízo não te mostres parcial, não mintas em prejuízo de tua alma.”

Eclesiástico 15,16-19 – “Se quiseres guardar os mandamentos, e praticar sempre fielmente o que é agradável (a Deus), eles te guardarão. Ele pôs diante de ti a água e o fogo: estende a mão para aquilo que desejares. A vida e a morte, o bem e o mal estão diante do homem; o que ele escolher, isso lhe será dado, porque é grande a sabedoria de Deus.”

Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário