sexta-feira, 5 de junho de 2020

Famílias de Deus




As verdadeiras famílias cristãs são formadas por uma união prescrita no gênesis e confirmada no evangelho. Tornam-se de fato famílias porque prosperam uma geração, uma tradição de fé e princípios morais e religiosos e não se deixam corromper pelas ofertas e erros do mundo. Hoje o artigo que escrevo presta homenagem a essas famílias. Paroquianos, vizinhos, um casal e seus filhos entregam para a sociedade um verdadeiro exemplo de como deve agir um marido, uma esposa, um pai, uma mãe e um filho. No caso de algumas famílias: filhos.

Neste lar, sem dúvida alguma, aquilo que marido e mulher receberam da tradição católica de berço, de seus pais, transmitem em toda a casa. Afinal é isso que aprendemos de Deus:

Deuterônomio 6,6-7 – “Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares.” Ou seja, como estamos vendo no ensinamento bíblico a obrigação assumida perante de Deus no dia do matrimônio não é algo que se possa fugir à responsabilidade. Tanto é, que o casal vai além, tornaram-se catequistas e integrantes da pastoral familiar. E por quê? Arrisco dizer que é para levar aos filhos de outros o mesmo brilho no olhar e comprometimento com as coisas de Deus que eles entregam dentro de casa. Além do que, Jesus nos mandou pregar o evangelho por toda a parte a toda a criatura.

Já dizia um antigo pároco da comunidade em que vivemos: “O importante é você saber o que é certo”. Justamente, pois, sabendo o que é certo, podemos em vida, assim como os profetas enviados de Deus faziam, enxergar e denunciar os erros e apontar para aquilo que é certo. Pela natureza nossa, miserável e eternamente dependente de Deus, pecadores que somos, nunca por causa de nossa humildade podemos dizer que somos melhores que alguém. Foi Jesus que nos ensinou que quem quiser ser servido, seja aquele que serve, quem quer ser o primeiro, que seja o último. O servo não é maior que o seu senhor. Quem se humilhar será exaltado.

Ademais, sabemos bem que uma conduta assim, autenticamente católica, como a conduta deste casal (de uma família assim), sempre será foco de olhares maldosos, de desdenhos e de tantos esforços diabólicos, advindos da caterva infernal ou mesmo daqueles que não seguem pelo caminho da porta estreita que Jesus no deixou e convida a trilharmos. Abençoada família, presente na comunidade, nas santas missas, homem, mulher e filhos, parceiros do lar já há anos e, em tempos pandêmicos e de tribulações locais, um verdadeiro exemplo de pessoas que, como tantos mártires, não pisoteiam as coisas de Cristo em favor dos homens pois...

Atos 5,29 – “Importa obedecer antes a Deus do que aos homens.”

Gálatas 1,10 – “É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo.”

Fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário