quarta-feira, 24 de junho de 2020

Natividade de São João Batista



João Batista era filho de Zacarias e de Santa Isabel. Chamava-se “Batista” pelo fato de ser um “batizador”. João, cujo nome significa “Deus é propício, veio à luz em idade avançada de seus pais. Parente de Jesus, foi o precursor do messias. É João Batista que aponta a Jesus, dizendo: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim. De si mesmo deu este testemunho: eu sou a vós do que clama no deserto: “endireitar o caminho do Senhor...”

São Lucas, no primeiro capítulo de seu evangelho, narra a concepção, o nascimento e a pregação de João Batista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens. A igreja o celebra desde os primeiros séculos do cristianismo. É o único santo cujo nascimento (24/6) e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão. O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande júbilo: cantos e danças folclóricas, fogueiras, quermesses que fazem de sua festa uma das mais populares e queridas de nossa gente.

Prece do dia:

Deus, nosso Pai, celebramos hoje o nascimento de São João Batista. Pela força da vossa palavra, convertei os nossos corações: “Doce, sonoro, ressoe o canto, minha garganta faça o pregão. Solta-me a língua, lava a culpa, ó São João!

Anjo no templo, do céu descendo, teu nascimento ao pai comunica, de tua vida preclara fala, teu nome explica.

Súbito mundo teu pai se torna, pois da promessa, incréu, duvida: apenas nasces, renascer fazes a voz perdida.

Da mãe no seio, calado ainda, o rei pressentes num outro vulto. E à mãe revelas o alto mistério do Deus oculto.

Louvor ao Pai, ao filho unigênito, e a vós, Espírito, honra também: dos dois provindes, com eles sois um Deus, amém”.

Fonte: Os Santos de Cada Dia – J. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário