domingo, 28 de junho de 2020

Santo Irineu



Foi bispo de Lião. Nasceu provavelmente em Esmirna, na Ásia menor, por volta de 130-135. Viveu em uma época dilacerada por heresias que colocavam em risco a unidade da igreja na fé.

Discípulo de São Policarpo – que havia conhecido pessoalmente o apóstolo São João e outras testemunhas oculares de Jesus – Santo Irineu, foi sem dúvida, o escritor cristão mais importante do século II. Foi o primeiro a procurar fazer uma síntese do pensamento cristão, cuja influência se faz notar até nossos dias.

Santo Irineu, cujo nome significa paz, lutou para a preservação da paz e da unidade da igreja. Era um homem equilibrado e cheio de ponderação. Escreveu ao papa Vítor, aconselhando-o mui respeitosamente a evitar toda e qualquer e qualquer precipitação no que dissesse respeito às comunidades cristãs da Ásia.

A Florino, seu amigo de infância que se tornou gnóstico, escreveu: não te ensinaram estas doutrinas, Florino, os presbíteros que nos precederam, os que tinham sido discípulos dos apóstolos. Eu te lembro, criança como eu, na Ásia inferior, junto a Policarpo... recordo as coisas de então melhor que as recentes, talvez, porque o que aprendemos de crianças parece que vai acompanhando-nos e firmando-se em nós segundo passam os anos. Poderia assinalar o lugar onde se sentava Policarpo para ensinar... seu modo de vida, os traços de sua fisionomia e as palavras que dirigia à multidão. Poderia reproduzir o que nos contava de seu trato com João e os demais que tinham visto o Senhor; e como repetia suas palavras... Eu ouvia tudo isto com toda a alma e não o anotava por escrito porque me ficava gravado no coração e continuo pensando-o e repensando-o, pela graça de Deus, cada dia.

Prece do dia:

Deus, nosso Pai, vós concedestes ao bispo Santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé e a caridade, para que nos apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia.

Fonte: Os Santos de Cada Dia – J. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário