quinta-feira, 4 de junho de 2020

Santo Optato de Mileva



Em Hebreus 6,12 lemos que devemos ser imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornaram herdeiros das promessas de Cristo. Nossa Senhora referindo-se a esta passagem bíblica diz que devemos ser imitadores dos santos. Pois bem, a igreja elevou e ainda eleva muitas pessoas às honras dos altares, nossos santos e santas. Já fazem parte dessa população celeste uma imensidão. Hoje recordamos um santo pouco conhecido: seu nome é Optato de Mileva.

Foi contemporâneo de Santo Ambrósio, de São Valeriano de Aquiléia, de São Filastro de Bréscia e de São Paciano de Barcelona. Viveu no século IV. Ardoroso pregador da catolicidade da Igreja, afirmava: “Cristão é meu nome, e católico o meu sobrenome; um me distingue, o outro me designa. É por esse sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos.”

Combateu corajosamente, seja como bispo e pastor, seja como escritor, as heresias que ameaçavam reduzir a Igreja a uma mera seita e limitando-a a circunscrições geográficas. Para que a Igreja não se reduza a vós e se limite ao canto da África onde estais, é preciso que esteja na Espanha, na Gália, na Itália, nas três Panômias... Por que estabeleceis limites ao império do Filho, depois que seu Pai lhe prometeu toda a terra, sem excetuar parte alguma?

Prece para este dia:

Deus, nosso Pai, conservai na diversidade a unidade do vosso povo, espalhado pelo mundo inteiro. Coloquemos as exigências evangélicas acima de nossos interesses, sempre limitados e comprometidos pelo egoísmo que reside nos corações. Dai-nos um espírito aberto; tornai-nos cidadãos do mundo.

Que ao verem nosso testemunho de vida, todos possam dizer: “Vede como eles se amam!”

Que o amor, a paz, a solidariedade, o perdão, a defesa da dignidade humana e de seus valores mais sagrados sejam os vínculos que nos unam, não obstante as diversões das raças, das culturas e modos de vida. E como Santo Optato, possamos afirmar: “Cristão é meu nome, e católico meu sobrenome.”

Fonte: Adaptado por este site de “Os Santos de Cada Dia – J. Alves”

Nenhum comentário:

Postar um comentário