terça-feira, 23 de junho de 2020

São Bento Menni



É o fundador da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Nasceu em Milão, Itália, em 1841, mas passou a sua vida na Espanha. Aos 19 anos, Bento Menni ingressou na Ordem de São José de Deus. Ordenado sacerdote em 1866, partiu para a Espanha.

Dedicou-se de corpo e alma em favor dos mais desprotegidos da sociedade. Fez-se enfermeiro da Cruz Vermelha, fundou hospitais e reorganizou assistência psiquiátrica, dando um tratamento mais humano aos doentes mentais. Com a colaboração de Maria José Récio e de Maria das Angústias, fundou em 1881 a Congregação das Irmãs Hospitaleiras, cujo apostolado se desenvolve junto aos hospitais. Hoje as Irmãs Hospitaleiras encontram-se espalhadas por todos os continentes, inclusive no Brasil. Bento Menni morreu no dia 24 de abril de 1914 e foi canonizado em 21 de novembro de 1999, pelo papa João Papa II.

Prece do dia:

Deus, nosso Pai, não nos deixeis indiferentes diante do sofrimento humano, tantas vezes profanado por um tecnicismo que apenas vê, toca, mede, mapeia, testa e apura novos métodos de pesquisa, experimenta novas químicas, esquecido mistério da dor que envolve o homem, desde o nascimento até a morte.

Mas vós, Senhor, Deus de misericórdia e de ternura, perscrutais nossas entranhas, enxugais nossas lágrimas e dais alívio à nossas chagas.

Fazei que, a exemplo de bento Menni, vejamos nos enfermos, nos doentes mentais, nos desamparados, nos abortados da sociedade de consumo, a imagem do servo sofredor.

Fonte: Os Santos de Cada Dia – J. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário