Nasceu em Veneza, Itália, em 1625. Em 1648, acompanhou o embaixador de Veneza, Contarini, às negociações realizadas em vista do Tratado de Vestefália. Em Münster travou conhecimento com Fábio Chigi, núncio apostólico. Eleito papa com o nome de Alexandre VII, Fábio Chigi nomeou Gregório Barbarigo cônego de Pádua e prelado da Casa Pontifícia (1655). Em 1657 foi nomeado bispo de Bérgamo e, em 1660, cardeal. As suas atividades apostólicas marcaram profundamente sua época. Dotou o seminário de Pádua com professores notáveis, provenientes não somente da Itália, mas também de outros países da Europa. Fundou uma das melhores tipografias de que a Itália teve conhecimento na época. Fundou instituições de ensino da religião, para orientação de pais e educadores; criou escolas populares e cuidou da assistência à saúde, com mais de treze mil assistidos. Foi canonizado por seu conterrâneo, o papa João XXIII.
Prece do dia:
Deus, nosso Pai, ajudai-nos com a vossa graça a “nos tornar próximos de qualquer homem, indistintamente”. Possamos servir ativamente a todos os que sofrem no corpo e na alma, individual e coletivamente, quer estejam em necessidades passageiras ou crônicas.
Coloquemo-nos contra tudo que tenta contra a própria vida: homicídios, genocídios, abortos, eutanásia, suicídios...
E com ardor lutemos contra as violações da integridade da pessoa humana: mutilações, torturas físicas e psicológicas, lavagens cerebrais e culturais; contra as condições infra-humanas de vida, as arbitrariedades, os abusos da força e do poder, as escravidões miúdas e clamorosas; contra a prostituição e o mercado de mulheres e jovens e contra as condições degradantes do trabalho... pois tudo isto contradiz o vosso plano de amor!
Fonte: Os Santos de Cada Dia – J. Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário