quinta-feira, 25 de junho de 2020

São Próspero de Aquitânia



Nasceu n Aquitânia, França, no século IV. Filósofo e poeta De um esposo à esposa, julga-se que fosse casado, pois dirige-se à mulher nestes termos:

Se o orgulho me elevar, corrija-me! Seja a minha de uma vida santa e verdadeiramente cristã. Cumpra comigo os deveres que estou obrigado a cumprir com você. Levante-me, se porventura eu cair. Esforce-se por se levantar, quando eu corrigi-la... Não nos contentemos com ser um só corpo, sejamos também uma só alma.

Em 426 tomou parte ativa na luta contra os erros doutrinais divulgados por Pelágio que negava a necessidade da graça divina e o pecado original. Daí a origem de sua obra Carmen de ingratis. Por sua vez, Santo Agostinho, instado por ele, escreveu Da predestinação dos santos e Dom da perseverança. Por volta de 435, São Próspero transferiu-se para Roma e escreveu Enarrationes, um comentário sobre os Salmos; escreveu também sobre Santo Agostinho, seu mestre, apresentando o seu pensamento e corrigindo certos exageros do bispo de Hipona. Faleceu por volta do ano 455.

Prece do dia:

Deus, nosso Pai, quem poderá nos separar de Jesus, vosso Filho?

Não nos destes, Senhor, um espírito de escravos, mas recebemos um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba! Pai!

Por isso, Senhor, nós vos pedimos: por meio do vosso Espírito socorrei-nos em nossa fraqueza, “pois não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis, e aquele que perscruta os corações sabe qual o desejo do Espírito” (Romanos 8,26ss).

Fonte: Os Santos de Cada Dia – J. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário