São Romualdo nasceu na Toscana e viveu no final do século X e início do século XI. Reformador da vida monástica, chegou à vida religiosa marcado por um triste acontecimento: seu pai matara em duelo um parente.
Primeiramente foi monge beneditino, na abadia de Ravena. Fundou depois o mosteiro de Campo Maldoli, dando origem assim à Ordem Camaldulense, procurando conciliar a vida de solidão absoluta e vida comunitária. Apesar de monge, foi um homem comprometido com o seu tempo, preocupado com a evangelização dos povos e com a reforma do clero. Ao pressentir a morte, despediu-se de cada um dos monges e quis morrer sozinho, sem ninguém por companhia.
Prece do dia:
Deus, nosso Pai, dai-nos a humildade, abatei de nossos corações o orgulho e nossas pretensões e manias de grandeza. Não permitais, Senhor, sejamos servidores de nossos egoísmos e autossuficiências. Dai-nos a consciência de que somos feitos de sangue, de carne, de nervos, de músculos, de desejos e sonhos, de angústia, de fé, de coração, de misericórdia e compaixão...
E em meio às contradições, busquemos o sentido de nossa continua parição
Dai-nos, Senhor, conhecer a verdade sobre nós: por vosso amor e por vossa bondade, somos vossos filhos amados e queridos. Em Jesus, vosso filho, o ressuscitado, invadistes a nossa transitoriedade, enriquecestes superabundantemente o homem carente de espírito e de transcendência.
Fonte: Os Santos de Cada Dia – J.Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário