Em alguns lugares do mundo, apesar da pandemia, as autoridades não fecharam as portas das igrejas e ainda acontecem, com os devidos cuidados sanitários e profiláticos para se evitar a propagação do vírus, as santas missas. São lugares de grande fervor cristão, a missa não é apenas a celebração deste acontecimento que une o céu a terra e pronto; muito mais que isso. Como em costumes e épocas antigas, existe uma preparação antes e depois uma atividade de ação de graças.
Por não se tratar de acontecimento ordinário e mundano, nada mais justo. Não pode ser aquela correria participar de uma santa missa; nela mergulhamos no mistério da fé, na atualização incruenta do calvário e, a exemplo de Maria Santíssima, participamos com o devido espírito que nos une à cruz de Cristo.
Primeiro a récita do Santo terço (dois grupos de mistérios), depois a missa e depois, a ladainha de Nossa Senhora seguida de meia hora de adoração ao Santíssimo com a sua bênção. Com um tempo total de quase três horas de duração, em média, é possível perceber no olhar dos fiéis a sede pelas coisas de Deus. Não existe preço unir-se ao salvador do mundo de uma forma tão singular como as que podemos colocar em nossas práticas religiosas.
Se amamos a Deus e queremos estar com ele na eternidade, então aceitamos de bom grado as purificações que eles nos manda por amor. Sofremos com a mesma alegria que os apóstolos sofreram por pregarem o evangelho e darem testemunho do Cristo. Afinal, se lemos nas sagradas escrituras que temos que imitar Jesus, longe de nós passa a atitude de acovardar-se ou relativizar a importância de Deus em nossas vidas.
Assim deve ser a postura do cristão, saber pedir é fácil, agradecer também, mas colocar a mão no arado, não olhar para trás e renunciar-se a si mesmo, tomando dia após dia sua cruz e seguir Jesus, aí se trata de outro nível de comprometimento. Lemos no evangelho que Deus irá nos “peneirar”; não podia ser mais bem colocado pelo ressuscitado; e esta peneira que nos separa do paraíso é “bem fina”.
Fonte: Jefferson Roger
Nenhum comentário:
Postar um comentário