Marcos 12,14 – “Aproximaram-se dele e disseram-lhe: Mestre, sabemos que és sincero e que não lisonjeias a ninguém; porque não olhas para as aparências dos homens, mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade.
Isaías 11,3-5 – “(Sua alegria se encontrará no temor ao Senhor.) Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer; mas julgará os fracos com equidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio. A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos”.
Provérbios 26,24-28 – “O que odeia, fala com dissimulação; no seu interior maquina a fraude; quando ele falar com amabilidade, não te fies nele porque há sete abominações em seu coração; pode dissimular seu ódio sob aparências, e sua malícia acabará por ser revelada ao público. Quem cava uma fossa, ali cai; quem rola uma pedra, cairá debaixo dela. A língua mendaz odeia aqueles que ela atinge, a boca enganosa conduz à ruína.
Como vemos, aparências não contam nada para Deus. Não é à toa que aprendemos nas escrituras que Deus vê o coração. Jesus compara as pessoas aos sepulcros caiados, belos por fora, mas por dentro...
Por isso nos receita a humildade e o desapego e nos ensina que a caridade que deve ser gratuita precisa ser anônima:
Mateus 6,1-4 – “Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á”.
Fonte: Jefferson Roger
Nenhum comentário:
Postar um comentário