Marco Túlio nasceu em Lapio de Arcugmano, em 1930, Itália. Logo após a ordenação, veio para a Guatemala. Exerceu grande parte do seu ministério na diocese de Izabal e , finalmente, em Quirigua e Los Amates.
Coordenador geral das comunidades eclesiais de base, padre Túlio visitava a pé ou a cavalo os núcleos de evangelização, animando os cristãos na fé e levando-os a um compromisso sério com o evangelho. Foi assassinado no dia 1º de julho de 1981, juntamente com Obdulio, seu motorista e catequista.
Sua morte, como a de tantos outros, é uma consequência da luta evangélica contra o sistema de morte que privilegia uma pequena camada da sociedade e condena ao “inferno” a grande maioria dos sem-voz e sem-vez. Em 1981, ano em que padre Túlio foi morto, 80% do povo da Guatemala vivia em condições desumanas; 81% das crianças estavam condenadas à desnutrição. De 100 crianças, 35 morriam antes de completarem 5 anos de idade.
Sob a alegação de “comunistas”, “subversivos”, “guerrilheiros”, o governo justificava o terror, a tortura, o massacre dos que lutavam para mudar tal situação.
Prece do dia:
Deus, nosso Pai, vosso povo é perseguido porque luta pela justiça e, seguindo o exemplo do mestre Jesus, opõe-se a um sistema que reprime, viola os direitos fundamentais da pessoa, sacrificando populações inteiras aos deuses dos privilégios, dos lucros, do poder, sempre ávidos de sangue.
Ensinai-nos, Senhor, que não basta sermos cristãos no fundo de nosso coração, mas que é preciso agirmos publicamente como cristãos.
Ajudai-nos a compreender que a solução de nossos problemas passa pela comunidade que se organiza e busca na palavra o discernimento para a sua luta em favor do reino.
Fonte: Os Santos de Cada Dia – J. Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário