Dizia-nos São Leonardo de Porto Maurício, ardoroso apóstolo da Santa Missa, a respeito desta, o seguinte: “Eis o meio mais adequado para assistir com fruto a Santa Missa: consiste em irdes à igreja como se fôsseis ao Calvário, e de vos comportardes diante do altar como o faríeis diante do Trono de Deus, em companhia dos santos anjos. Vede, por conseguinte, que modéstia, que respeito, que recolhimento são necessários para receber o fruto e as graças que Deus costuma conceder àqueles que honram, com sua piedosa atitude, mistérios tão santos.”
Como vemos, sempre será atual esse apontamento sobre o acontecimento que une o céu a terra em nosso tempo presente. Nunca, em hipótese alguma, a santa missa se tornará um evento, como um show, ou ainda receberá um rótulo “profanador”, que a equipare a acontecimentos da vida secular. Missa é uma só, aprovada pelos legítimos pastores da igreja, a qual os fieis têm o direito de receber no ato de suas participações – CDC 214.
Santo Afonso Maria de Ligório nos recorda que “Se tivesses certeza de que perto de tua casa se acha uma rica mina de ouro e que cada dia te é permitido nela entrar meia hora para tirar quanto quiseres, qual não seria o teu contentamento?” [Pois bem], “aviva, porém, a tua fé e lembra-te de que o rei do céu, na santa missa, põe à tua disposição uma mina incomparavelmente mais preciosa, porque contém os merecimentos infinitos de Jesus Cristo, pelos quais pode alcançar todas as graças”.
E os santos continuam em sua catequese nos explicando que não adianta apenas “somar” participações de missa, achando que isso irá resolver alguma coisa, fazer por fazer não resolve nada, vale sempre lembrar que Deus vê o coração.
São Bernardo nos recorda: "Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece assistir devotamente uma só Missa (na igreja), do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a Terra". E para encerrarmos o artigo ficamos com as belas palavras de Santo Agostinho:
“Na hora da morte, as Missas à que houveres assistido [com devoção], serão a tua maior consolação. Um dos fins da Santa Missa, é alcançar para ti o perdão dos teus pecados. Em cada Missa, podes diminuir a pena temporal devida aos teus pecados, pena essa que será diminuída na proporção do teu fervor. Assistindo com devoção à Santa Missa, prestas a maior das honras à Santa Humanidade de Jesus Cristo. Ele se compadece de muitas das tuas negligências e omissões. Perdoa-te os pecados veniais não confessados, dos quais, porém, te arrependes; preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam.Diminui o império de satanás sobre ti mesmo. Sufraga as almas do Purgatório da melhor maneira possível. Uma só Missa a que houveres assistido em vida, será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte. Será ratificada no Céu a bênção que do Sacerdote recebes na Santa Missa”.
Fonte: Jefferson Roger
Nenhum comentário:
Postar um comentário