Se refletirmos um pouco sobre a graça concedida da comunhão dos santos – atestada biblicamente – iremos nos deparar em nossas mentes com vários nomes de santos e santas do mundo. Pessoas que seguiram o exemplo de Jesus (1ª Coríntios 11,1 – Efésios 5,1), percorreram o caminho da porta estreita e hoje estão junto do Pai. Homens e mulheres de várias naturezas e situações sociais e condições de vida. Entre estas temos os padres, alguns integrantes do quadro dos santos:
Padre Pio
Padre Kolbe
Padre Felipe Neri
Padre João Maria Vianney
O que existe de comum entre eles? Muita coisa, eles eram pessoas que se dedicavam ao povo de Deus, fugiam da fama e do dinheiro, eram homens devotos, homens de altar e confessionário, peregrinos da boa nova, pessoas orantes, não lhes apeteciam as vaidades do mundo, o ego era flagelado constantemente pelo amor as coisas de Deus.
Eles eram apenas padres – o que na verdade já é muito – pois um chamado desses para apascentar as ovelhas de Jesus é algo estupendo e de muito alto calibre. Atraíam para Deus (não para si) multidões através daquilo que faziam e falavam, do exemplo que davam com a vida. Eram pessoas que dedicavam suas vidas e seu tempo para as coisas do céu e isso incluía o povo do Senhor.
A biografia desses homens é belíssima e uma contínua fonte de inspiração para todos. Muito diferente de tantos maus exemplos de sacerdotes que encontramos pelo mundo afora.
Padres envolvidos em escândalos de pedofilia, lavagem de dinheiro, autopromotores de dvd’s e livros, dedicam seu tempo para fazerem shows musicais, promover material para fãs de redes sociais, preocupados com a aparência externa, superficiais em seu modo de celebrar os sacramentos e a santa missa, padres preocupado em agradar seguidores seus em detrimento de Deus, padres que possuem assessores, patrocinadores, padre que não largam os celulares e microfones, padres que viajam pelo mundo enquanto são párocos de comunidades pobres e carentes e a lista poderia continuar. Todo mundo conhece padres e padres...
Graças a Deus lemos na bíblia que seremos “peneirados” em nossa fé, e como se lê em Eclesiastes “teme a Deus e observa seus preceitos, é este o dever de todo homem. Deus fará prestar contas de tudo o que está oculto, todo ato, seja ele bom ou mau”. Jesus, a Santa Maria Faustina Kowalska disse para nos acalmarmos pois ele terá a eternidade inteira para praticar a justiça; ai daqueles (não somente os padres) que por conta de suas atitudes não irão atravessar pela peneira.
Fonte: Jefferson Roger
Nenhum comentário:
Postar um comentário