Foi um dos doze apóstolos de Jesus. Era israelita. Seu nome consta na lista dos quatro evangelistas. O evangelho de São João dá-lhe grande destaque. Em João 11,16, ele incita os discípulos a seguirem Jesus e morrerem com ele na Judeia: Tomé, chamado Dídimo, disse então aos discípulos: vamos também nós, para morrermos com ele! É ele que pergunta a Jesus, durante a última ceia, sobre o caminho que conduz ao pai: Tomé lhe diz: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? Diz-lhe Jesus: eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim.
Tomé encontrou Jesus ressuscitado. Audacioso e generoso, percorreu as etapas da fé e professou que Jesus era realmente Deus e Senhor. Oito dias depois, achavam-se os discípulos dentro de casa, e Tomé com eles. Jesus veio, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: a paz esteja convosco! Disse depois a Tomé: põe teu dedo aqui e vê minhas mãos” Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê! Respondeu-lhe Tomé: meu Senhor e meu Deus!
Prece do dia:
Ó São Tomé, vos trazemos um canto alegre de louvor.
Da simples arte de pescar, Jesus aos cimos vos levou.
Ao seu chamado obedecendo, com vosso irmão tudo deixastes, e do seu nome e do verbo ardente arauto vos tornastes.
Ó testemunha fulgurante da mão direita do Senhor, vedes no monte a glória eterna, no horto vedes a sua dor.
E quando a taça do martírio chamou por vós, pronto atendestes, como primeiro entre os apóstolos pelo Senhor dela bebestes.
Fiel discípulo de Cristo, da luz do céu semeador, iluminai os corações pela esperança, fé e amor.
Dai-nos seguir com prontidão a Jesus Cristo e seus preceitos, para podermos, junto a vós, cantar-lhe o hino dos eleitos.
Fonte: Os Santos de Cada Dia – J. Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário