terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Desafios rotineiros


Ninguém escapa de viver algum tipo de rotina em sua vida. Algumas são inevitáveis, outras são queridas e desejadas, outras planejadas e ainda outras queremos para bem longe de nossas vidas. Administrar as vinte e quatro horas e tudo que queremos e precisamos fazer durante esse tempo é tarefa bem exigente. O tempo é bem precioso porque não pode sofrer nenhum tipo de intervenção; não podemos capitaliza-lo para que tenhamos mais que vinte e quatro horas por dia.

De olho no tempo de cada um sempre estão três pessoas: Deus, que é dono do tempo que nos dá, nós que temos que gerir esse tempo concedido e o diabo que quer manipular esse tempo em seu favor, fazendo com que façamos aquilo que ele quer. E isto é um desafio diário. Deus, para aumentar o desafio, não informa quanto tempo temos, o diabo, já que também não sabe, investe pesado para que o quanto antes utilizemos o tempo em favor do nosso inimigo.

Jesus, para não deixar ninguém sem “pista” alguma dá uma grande dica: “vigiai e orai sem cessar”. Opa! Duas coisas precisam preencher o nosso tempo: vigilância e oração.

Ademais, para aqueles que reclamam das “mesmices” da vida não existe melhor remédio que tornar a inevitável vida coberta pelas diferentes rotinas em algo que produza sentido e frutifique o espírito e o coração.

Precisamos recordar outra dica, essa vem da mãe de Jesus: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” – Lucas 2,19. E como Jesus nos ensinou que todas as coisas brotam do coração, um coração preenchido pelas coisas de Deus, que não oferece espaço para ser soterrado pelas coisas do mundo, passageiras, conduz a pessoa numa vida, que embora seja rotineira, será permeada pelas graças e bênçãos do céu.

É uma questão de prioridades e escolhas: o espaço que existe para ser preenchido é um só, nele cabe a cada um decidir com o que será preenchido. Eclesiástico 15,16-18 – “Se quiseres guardar os mandamentos, e praticar sempre fielmente o que é agradável (a Deus), eles te guardarão. Ele pôs diante de ti a água e o fogo: estende a mão para aquilo que desejares. A vida e a morte, o bem e o mal estão diante do homem; o que ele escolher, isso lhe será dado”.

Fonte: Jefferson Roger


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário