sexta-feira, 14 de maio de 2021

Constantes ameaças


A tribulação de nossas vidas é repleta de eventos e situações ameaçadoras; visíveis e invisíveis. Como todos bem sabem, elementos microscópicos podem, em pouco tempo, “colocar na lona” uma pessoa que se considerava forte, saudável e gozando de plena vitalidade. Pobre humanidade, quis o criador inserir em seu interior um denominador chamado fraqueza.

Lemos na bíblia que “o espírito está pronto, mas a carne é fraca”; ademais, embora aquele esteja pronto, ainda assim não é livre de ameaças. 1ª Pedro 5,8 – “Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar”.

O que resta na parte que nos cabe fazer, unirmo-nos a Jesus Cristo – que já nos alertou que sem ele nada podemos fazer (João 15,5) – e nos humilharmos perante Deus, já que ele nos garantiu que por causa dessa humilhação seremos exaltados. 1ª Pedro 5,6-7 – “Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós”.

Em suma, ainda podemos recordar, que as sagradas escrituras apresentam muitíssimas passagens orientando as pessoas a buscarem o auxílio divino para tudo. Pessoal! Para tudo mesmo! Mas alguém vai recordar que tantas vezes pediu coisas para si e para outrem e nadica de nada de ser atendido. Pois é, esse já é assunto bem debatido; pais que dão tudo (mimando seus filhos) terminam por criar pessoas que enfrentarão dificuldades maiores na vida. Deus, que é o modelo de pai, não agem dessa forma.

A criança vai acostumando que tudo lhe é feito, quando bebê, o choro para que troquem sua fralda ou lhe deem mamá funciona. Depois, na infância, suas birras e escândalos em público também. A pessoa vai crescendo e com ela seus sortilégios para se conseguir o que quer. Funcionam até um limite, depois, não se pode mais conseguir por este tipo de força aquilo que se deseja. Quantos casos, para citar um exemplo apenas, de homens que matam sua ex-mulher porque ela o deixou para ficar com outro? Não podendo tê-la nos moldes que queria então que ninguém mais a tenha. Certamente cada um poderia elencar sua lista de exemplos.

Pois bem, para finalizar, podemos ficar com um apontamento de Jesus o qual diríamos conter nas entrelinhas uma espécie de ameaça. Trata-se da fala do Cristo aos apóstolos comentando que corremos o risco de perder a alma caso coloquemos em primeiro lugar o que não vem de Deus: Mateus 10,28 – “Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena”. Marcos 8,35-36 – “Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?”

Fonte: Jefferson Roger


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário