quarta-feira, 9 de março de 2022

Fique de boca fechada



Essa é uma dica que veio, por incrível que possa parecer, de Jesus Cristo. Basta uma passadinha pelas escrituras quando do episódio de sua paixão. Como foi difícil arrancarem dele alguma, ainda que em sua própria defesa, palavra. Mantinha-se calado, embora com sua autoridade dada por Deus, poderia proferir, como fez em sua passagem pela terra, palavras certeiras e incontestáveis.

Não o fez.

Não convinha.

Que ensinamento! Muitas vezes não convém abrirmos a boca se ela não está sendo comandada pela sabedoria divina; os impulsos desordenados atiram palavras como flechas certeiras que irão ferir sempre além do necessário e, por conta de instantes ou um momento, situações se agravam e muitas delas, além de imprimirem no coração e na mente cicatrizes, não poderão mais ser consertadas.

Pois bem, Deus é tardo para se irar, lemos isso nas escrituras. Lemos também que devemos ser seus imitadores. Também lemos que não podemos deixar o sol se por sobre o nosso ressentimento, na ira não devemos pecar, pois isso significa dar lugar em nossas vidas ao demônio. Tudo isso é palavra santa que passa tantas vezes longe dos ouvidos e corações.

O ser humano é assim, gosta que a lei valha para os outros, mas para si, cumprir as cobranças divinas é ardiloso e penoso. Que isso fique para os outros, quem sou eu para levar desaforo para casa. Enquanto isso, Jesus, por todos, suportou todos os desaforos no Sinédrio, as ofensas, agressões, xingamentos e levou tudo para casa, para a morada celeste, lugar dos escolhidos por Deus, os batizados que fazem a vontade do Pai e vivem conforme é do seu agrado, seguindo seus mandatos divinos, não importando ser preciso às vezes deixar a boca fechada, quando a rebatida, a retaliação, a devolução na mesma moeda está na ponta da língua.

Não pague o mal com o mal, reze pelos que lhe fazem mal, perdoe sem cessar e a lista de ensinamentos não termina por aí, é extensa e judia do cristão. Pois bem, nem Jesus disse que seria fácil entrar no reino de Deus: “Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: Quem poderá então salvar-se? Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível” – Mateus 19,24-26.

Fonte: Jefferson Roger


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário