segunda-feira, 18 de abril de 2022

Pobre do respeito


Claro, não vamos ser radicais, ainda existe o respeito no mundo, mas ele é uma bandeira difícil de se manter hasteada. Respeito é mais um dos valores que sofreu e sofre com a ação do tempo. Agora, respeita-se alguém quando convém ou não se tem opção. Como o respeito não caminha sozinho, sofre também a ação de outros valores morais.

A cada passo na história da humanidade, pais vão se deparando com realidades cada vez mais difíceis no convívio familiar; a educadora internacional e universal [a internet] despeja suas verdades no meio das verdades genuínas (de cunho divino) e com isso transforma a educação das pessoas em algo qualquer, uma colcha de retalhos, uma caixa de relativismos.

Por que devo respeitar se o próximo não respeita e ainda sai impune? Por que devo respeitar a professora, ela não é minha mãe? Meu chefe sou obrigado a respeitar porque preciso do emprego, do salário. Percebem que está atrelado ao ato de respeitar algum interesse? E mais, precisa ser algo fácil de se fazer, caso implique em algum tipo de obediência, corro a me rebelar, exatamente (caso não se tenha percebido), como Satanás fez contra Deus.

Deus disse em sua palavra que ele “não muda” – Malaquias 3,6 – e que “suas palavras não serão revogadas” – Isaías 45,23. Ou seja, o homem não pode modificar o sentido daquilo que Deus ensina, não pode diminuir ou dar menos importância e, mais importante, não pode desrespeitar a Deus e tudo que dele procede. Mas o homem pensa ser dono de si. Sexta-feira santa, os filhos de Deus recordam neste dia que Jesus Cristo, a mando de Deus Pai, morreu na cruz e sofreu inúmeras dores no corpo e na alma por causa de cada ser humano. E disso, neste dia, muitos não fazem caso, fazem festa, fazem passeios, fazem todo tipo de atividade que demonstra não estarem nem aí com o criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Resolveram que esse “negócio” de Deus e religião não é para eles. Como diz o Pai Eterno em sua santa palavra: que assim seja. Resolveram no aqui e agora pagarem o preço do acolá, quando chegar o dia de seu juízo.

Gostam de ser respeitados, mas respeitam quando convém, enquanto é preciso se humilhar para ser exaltado e ser o último para ser o primeiro, ser aquele que serve e que se importa em obedecer antes a Deus que os homens. Cabe a cada um escolher seu modo de agir, pois “Deus fará prestar contas de tudo o que está oculto, todo ato, seja ele bom ou mau” – Eclesiastes 12,14.

Fonte: Jefferson Roger


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário