segunda-feira, 16 de maio de 2022

Eu e os problemas


Parando para pensar, me deparo com a imensidão de problemas que a vida nos impõe. Ademais, não bastasse isso, minhas atitudes erradas me colocam numa posição de não só fazer parte deles – dos problemas – mas também ser um. Fico a pensar se em alguma coisa sou bom, ou se a única coisa em que sou bom é ser mau. Talvez, se isso for assim mesmo e eu for bom nisso, muito bom, então não faço parte da solução e sim do problema.

Puxa vida, será que, já que não sou bom em mais nada sou perito nisso? Na arte de arrumar confusão? Em criar problemas?

Tudo me parece um problema ou um problemão. Mas me meto nessas situações por que quero ou por que meu orgulho e egoísmo dominam minhas atitudes? Tenho que pensar mais a respeito de mim. Refletir com mais rigor sobre como anda minha conduta. Pode ser que eu esteja me dando um tapinha nas costas e me premiando por coisas que agradem ao mundo enquanto ao mesmo tempo desagradam a Deus. “Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” – Tiago 4,4.

Todavia, enquanto a graça divina e diária nos permite viver, podemos no agora retomar o rumo de nossas vidas, deixarmos o homem velho para trás, com seus vícios, reincidências erradas e recaídas, e passarmos a colocar nosso coração nas coisas que não passam – os tesouros do céu. Afinal, não é para lá que queremos estar um dia? Se sim, então precisamos parar de reclamar, levantar os olhos na direção de Deus, estender a mão pedindo a ajuda de Jesus e lembrar, como citado num filme de animação da Sony, chamado “Smurfs”, que “não são problemas, são oportunidades”.

Se a ficção consegue dar exemplo das verdades que a realidade de nossas vidas nos apresenta, não podemos ficar inertes ao tão real e verdadeiro chamado de Jesus que disse: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” – Mateus 11,28-30.

Artigo relacionado:

Não são problemas, são oportunidades

Fonte: Jefferson Roger


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário