quarta-feira, 1 de junho de 2022

Jesus, médico do corpo e da alma


Uma leitura atenta ao evangelho trás, além de grandes e duras verdades, também grandes consolos; pois, aprendemos em sua palavra que Jesus Cristo é o médico do corpo e da alma. Afinal, foi ele quem disse: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” – Mateus 11,28-30.

Também disse: “Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa” – João 15,5-11.

Como vemos, nosso salvador está conosco pronto a nos ajudar, basta querermos, estendermos a mão em pedido de auxílio e, é claro, como vimos linhas acima, sermos obedientes aos seus ensinamentos. Imitadores de Cristo devemos ser, como lemos em 1ª Coríntios 11.1.

Suas palavras são diretas e tentar viver de forma diferente daquilo que ele nos ensina termina por ocasionar problemas na caminhada. Ao invés de recorrerem a ele em primeiro lugar, as pessoas buscam soluções próprias e, quando vencidos pelas dificuldades, insistem em deixar o orgulho vencer a humildade e terminam lotando, por exemplo, consultórios de psicologia. Pagam por ajudas que poderiam receber de graça dos céus. Todavia, não se trata aqui de menosprezar a ajuda profissional, que é sempre benvinda, e sim de apontar que ela poderia ter sido evitada lá atrás se a vida fosse conduzida “buscando primeiro o reino de Deus e a sua justiça para que todas as outras coisas fossem acrescentadas” – Mateus 6,33.

Fonte: Jefferson Roger


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário