quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Cuidado com sua válvula de escape


É sabido pela maioria das pessoas que, para afastar-se das dificuldades da vida, muitas cultivam algum tipo de hobby, algo de que gostem e sintam prazer e possam regenerar as forças físicas, intelectuais e espirituais, para que consigam seguir em frente nesta vida que a cada dia é muito mais difícil e turbulenta. São, entre tantos nomes, conhecidos como válvula de escape.

Possivelmente, podemos arriscar dizer, que todos possuem alguma coisa de que gostem. Façam uso dessa válvula de escape, consciente ou inconscientemente. Exemplos existem aos montes, não precisamos aqui ilustrar. Acrescentamos, porém, a expressão unir o útil ao agradável, forma inteligente de exercer um hobby que ao mesmo tempo traz outro benefício. Agora sim, vamos exemplificar. Sentar em um canto da casa, num local agradável e confortável para ler um livro, o gosto pela leitura enriquece o conhecimento e o vocabulário da pessoa; a prática de um esporte ao ar livre afasta a mente das preocupações diárias e ainda por cima traz benefícios para a saúde.

Até aqui tudo bem, mas, agora vamos aos perigos da coisa porque, afinal, no mundo que vivemos, o maldito do diabo se mete em tudo e em tudo vê oportunidade para nos levar a perdição. Uma de suas grandes tentações é transformar os hobbys em atividades desregradas, que progridem para o vício e roubam da pessoa sua liberdade, abrindo portas para os pecados. Isso mesmo, essa praga do demônio nunca nos deixa em paz, ele e seu séquito infernal. Incomoda o inimigo nosso o fato de estarmos sempre nos esforçando para vivermos como Deus quer. Só tem que incomodar porque Deus promete e cumpre, o diabo, ilude e cumpre.

Pois bem, continuemos a falar de nossas válvulas de escape. Nem elas podem ficar sem vigilância alguma. Lembram quando Jesus disse que temos que vigiar e orar sem cessar? Pois é, não foi à toa que nosso salvador nos disse isso. Exemplo... Casais que regularmente se encontram na intimidade do quarto para expressarem seu amor, com isso, de quebra, também se aliviam das dificuldades da vida e compartilham suas batalhas. Se essa prática se tornar deficiente, certamente o demônio irá sugerir que a intimidade aconteça no adultério tornando a “válvula de escape” doentia, desregrada, condenável. Ou a prática dos jogos de videogame, jogados em horas vagas ou até mesmo com certa regularidade durante a semana; pode, se não houver vigilância, roubar o interesse da pessoa por outras coisas da vida e por outras pessoas. Pior, pelas pessoas da família. Como dissemos, exemplos são inúmeros, mas o cuidado é um só. Vamos relembrar o dito do salvador. “Sede sóbrios, vigiai e orai sem cessar”.

Fonte: Jefferson Roger


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário